Programas e projetos de valorização da vida

“Civilizações diferentes têm cultivado diversos tipos de sabedoria. Agora é hora de reunir os saberes em prol da resolução de problemas enfrentados no mundo inteiro. A única maneira de fazer isso é criar relações de solidariedade ampla transcendendo as diferenças étnicas, religiosas e ideológicas. Criando um modo de vida que supere as obsessões com as diferenças e que tenha como objetivo a promoção da paz e da felicidade da sociedade como um todo.” (Daisaku Ikeda)

Programas e projetos de valorização da vida

Proporcionar o acesso à cultura, por meio de ações que beneficiem a sociedade de uma maneira geral, de forma a contribuir efetivamente para a criação de valores humanos em prol de uma Cultura de Paz focada no Humanismo. Esta é a essência da Coordenadoria Cultural, fundada em 27 de fevereiro de 1984. Desde então, os membros vêm empenhando-se no desenvolvimento de projetos que fomentem os laços de união entre profissionais, cada qual pertencente a um setor específico, forjando-se a si próprio como protagonista de uma nova era voltada à consciência da busca por uma paz perene.

Divide-se em sete departamentos: 1) Artístico, 2) Cientistas, 3)Comunicação, 4) Executivos, 5) Juristas, 6) Orquestra e 7) Saúde, a Coordenadoria promove atividades que expressam os ideais da filosofia humanística com enfoque em cada área de atuação. Dessa forma, ao reunirem-se em departamentos específicos, profissionais de áreas afins, obtém-se por meio da troca de experiências, uma melhor abordagem e multiplicação de esforços, bem como o alcance desses empreendimentos.

Outro ponto que norteia a Coordenadoria Cultural é o ideal de cidadania global – indivíduos imbuídos pelo forte sentimento de respeito à vida e motivados pelo senso de responsabilidade para com a criação de uma sociedade global pacífica e justa para todos.

Em linhas gerais, podemos dizer que a coordenadoria cultural é composta de pessoas de diferentes áreas que se agrupam por aptidão em departamentos cujo objetivo é fomentar a cultura de paz. É dessa maneira que cada departamento realiza atividades em prol da disseminação de uma cultura paz por meio da ação de equipes multidisciplinares em projetos pontuais, tanto para o público interno da BSGI como para toda a sociedade.

Projetos da Coordenadoria Cultural

"Uma sociedade que valoriza a cultura também valoriza a felicidade da humanidade. O primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, dizia que a felicidade encontra-se na busca do belo, do benefício e da virtude. Num sentido mais amplo, o benefício é a busca de tudo que é recompensador. A virtude é a busca da justiça e a oposição à injustiça. O Belo é a busca da arte e da cultura. Os três contribuem para a felicidade. Quando falta um dos três, há um desequilíbrio. Quando as pessoas ficam desequilibradas, a sociedade também fica, e as pessoas não conseguem conquistar a felicidade"(Daisaku Ikeda)

A seguir breves descrições dos projetos pontuais promovidos pela Coordenadoria Cultural e voltados a toda a sociedade.

Exposição Sementes da Mudança – Neste projeto o Departamento de Cientistas trabalha a questão da educação ambiental em escolas cujo objetivo é promover a acessibilidade ao conhecimento, à capacitação e ao empoderamento das populações locais. Até o momento, 9 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) receberam o projeto, totalizando público de mais de 31 mil simpatizantes, predominantemente alunos (e familiares), professores, funcionários. Até o final de 2011, serão mais três CEUs, totalizando 40 mil participantes e cerca de 750 mudas de árvores plantadas.

Arte pela Paz – Promovido pelo Departamento Artístico em parcerias com outros Departamentos, o objetivo é oferecer acesso à arte e à cultura e toda a população. O projeto já foi apresentado em diversos eventos oficiais do município de São Paulo e em cidades do interior. O Arte pela Paz também participa da agenda do projeto Sementes da Mudança, em um segundo momento, na realização de eventos de cunho artístico em teatros dos CÉUS (Centros Educacionais Unificados). Desde a sua 1ª edição, realizada em 2003, já aconteceram 36 edições do Arte pela Paz, totalizando aproximadamente um público de 26 mil espectadores.

Núcleo de Estudos de Bioética – Atua como um braço do Departamento de Saúde. A proposta, desde sua fundação, é articular-se em meio à área de saúde com o objetivo de divulgar os conceitos de ética humanista preconizada pela BSGI. Como ação efetiva, o Núcleo participa há vários anos do Congresso Brasileiro de Bioética que é realizado a cada dois anos apresentando posters, palestras ou cases. Além disso, promove palestras, mesas de debates, participa de publicações científicas e de eventos ligados ao setor.

Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda e Coral Filarmônico Ikeda do Brasil – O projeto é voltado a apresentações dos dois grupos em eventos cujo principal objetivo é disseminação da arte musical em prol da paz. Compostos por estudantes de música e profissionais liberais, ambos os grupos já apresentaram-se em inúmeras ocasiões oficiais e informais. Conforme a diretriz preconizada pelo pensador que lhes empresta o nome, Daisaku Ikeda: “a cultura é o único bem da humanidade que não conhece fronteiras”, ambos os grupos oferecem sua arte para difundir os ideais de cultura de paz da BSGI.

Voltar para o topo
Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI