"Diferentes civilizações têm cultivado diversos tipos de sabedoria.
Agora é hora de reunir essas sabedorias em prol de uma resolução dos problemas comuns unindo o mundo todo.
A única maneira de fazer isso é criar ampla solidariedade transcendendo as diferenças étnicas, religiosas e ideológicas.
A filosofia humanística do Budismo de Nichiren Daishonin propõe um modo de vida que supera obsessões com as diferenças e tem como objetivo promover a paz e a felicidade para a sociedade como um todo." Daisaku Ikeda
É clara a carência de valores concretos na atual sociedade como um todo. O ser humano conquistou impressionantes avanços tecnológicos, porém estes não lhe trouxeram a tão sonhada paz e felicidade. Nunca na História da Humanidade houve tanta fartura de bens e, ao mesmo tempo, tamanha angústia. Nossa atual civilização vive momentos de grandes impasses de toda ordem: social, econômica, ambiental e espiritual. É premente que se busquem soluções perenes a partir de uma revisão sistemática de valores e conceitos. Com vistas a encontrar caminhos e respostas a estas inquietações a BSGI justifica sua existência e sua razão de ser.
Enfatizando o Humanismo como a sua principal bandeira de luta, a instituição baseia toda a sua filosofia de atuação em ações que o promovam e o valorizem.
A inspiração baseia-se na filosofia humanística do Budismo de Nichiren Daishonin. Seus conceitos principais são: a dignidade e a igualdade inerentes em todos os seres humanos; a unidade da vida e seu meio ambiente; o inter-relacionamento das pessoas que fazem do altruísmo o caminho viável para a felicidade pessoal; o potencial ilimitado de cada pessoa para a criatividade, e o direito fundamental de cultivar o auto-desenvolvimento por meio de um processo de reforma automotivada denominada de "revolução humana".
A filosofia humanista fornece o meio pelo qual as tendências destrutivas da ganância, da ignorância e do ódio podem se transformar em virtudes altruístas como coragem, sabedoria e benevolência. O triunfo de uma pessoa sobre as batalhas e os desafios pessoais resulta no potencial positivo e na realização da própria "revolução humana".
Voltar para o topo