Conferência da ONU em Sendai, Japão
Festival Cultural dos Jovens no Panamá
Seminário dos Jovens em Washington, EUA
Foi no dia 16 de março de 1958 que o então segundo presidente da Soka Gakkai, o professor Josei Toda, liderou um grandioso evento que reuniu cerca de 6 mil jovens. Na ocasião, Toda já visualizava o final de sua impressionante e corajosa existência. “Nós temos a missão de concretizar, custe o que custar, a paz mundial. E é justamente essa missão que eu quero confiar a vocês no dia de hoje. Deixo o futuro em suas mãos. Conto com vocês para realizar este grandioso empreendimento”, disse aos presentes. É por isso que o dia 16 de março é denominado de Dia da Paz Mundial em toda a SGI.
Japão – A cidade de Sendai, na província de Miyagi, sediou a terceira Conferência Mundial da ONU sobre a Redução do Risco de Desastres (WCDRR), entre os dias 14 e 18 de março. Como evento paralelo, em 15 de março, realizou-se também um simpósio promovido pelas bases comunitárias a partir de uma perspectiva baseada na fé - partilhar as melhores práticas - realizado no Auditório Cívico de Sendai. Um associado da SGI, sobrevivente do 11 de Setembro, Kimio Ohashi, foi um dos palestrantes desse dia. Ohashi compartilhou sua experiência de empregar o diálogo para a construção de sólidos laços de amizade e confiança entre as pessoas que vivem em centros de evacuação, alojamentos temporários ou as comunidades temporárias de habitação construídas para os desalojados de desastres naturais.
EUA – A cidade estadunidense de Dallas, no Texas, sediou uma exposição anti-nuclear promovido pelo Núcleo Nacional de Jovens. A abertura aconteceu no dia 16 de março. Um total de 12 mil jovens da SGI-EUA, de 25 localidades, participaram da produção dessa mostra. Em sua mensagem aos participantes, o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, disse que "A paz mundial é empreendimento final e sagrado da humanidade. Ela envolve a construção de uma sociedade pacífica, criando uma vida feliz para cada ser humano”.
Na capital do país, jovens da SGI-EUA reuniram-se para um seminário aberto ao público em geral, cujo foco foi combater as diversas formas de violência, de assédio moral, para a existência de armas nucleares e a ameaça de seu uso. O evento contou com palestras relacionadas, tais como “Vitória sobre a Violência", "Rumo a um mundo livre de armas nucleares: A partir de uma cultura de violência para uma Cultura de Paz", e "Tudo o Que Você Deseja - Por um Mundo livre de Armas Nucleares". Foi também lançada a Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares. Houve também apresentações musicais, teatrais e de dança.
Argentina – Ao longo de fevereiro e março, em 40 locais que reuniram cerca de 20 mil jovens da SGI-Argentina, foi celebrado o dia 16 de Março. Fóruns, seminários, festivais artísticos culturais foram realizados em todo o país.
Panamá – Em 14 de março, associados da SGI-de todo o país se reuniram para a realização de um festival de paz no Centro de Cultura da SGI-Panamá. O festival foi intitulado "Jovens Unidos pela Paz", e que consistiu em apresentações musicais, teatrais e de dança pelos jovens da SGI-Panamá. Também houve participações especiais de artistas convidados, como Victor Jaramillo acompanhado pela Orquestra Sociedad Anonima, grupo de rock La Tribu; a cantora Priscilla Moreno e a violinista Graciela Núñez. Abrilhantando o evento, houve ainda a exibição de informações em display eletrônico com informações sobre abolição das armas nucleares, sustentabilidade e paz. O display enfatizou que a paz é algo ao alcance da mão, criado para cultivar laços de amizade e a transformação interior de cada indivíduo.
Voltar para o topo