O tema da SGI de 2025 é “Ano do alçar voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”
“Mais bonito que o canto dos pássaros são seus voos. Nem todo canto é de alegria, mas todo voo é de liberdade” Mario Quintana
Para o pássaro, o ato de voar parece ser algo tão intrínseco à sua existência que nos parece banal e simples. Porém, há toda uma dinâmica envolvida. Alçar voo requer, em primeiro lugar, coragem e destemor. Os jovens pássaros precisam de muito treino para obter êxito e ganhar os céus. A epígrafe que abre este texto remete à liberdade pois é o que motiva e inspira cada pássaro a deixar a segurança do ninho e buscar a plenitude de um voo seguro. É assim com os seres humanos também.
Mesmo que não tenhamos a capacidade de voo dos pássaros, somos a espécie que desafiou as circunstâncias e ousou construir seus sonhos. O presidente Ikeda disse em certa ocasião que: “devemos ‘abrir nossas asas’, alçar voo e bailar livremente pelo grandioso palco de nossa missão”.
O próximo ano é significativo: 95 anos de fundação da Soka Gakkai; assim como os 65 anos do início da jornada global do budismo Nichiren, liderada pelo presidente Ikeda, incluindo a fundação da BSGI; e os 50 anos de fundação da SGI.
Celebraremos ainda os 125 anos de nascimento do presidente Josei Toda, o homem que possibilitou as bases da Soka Gakkai para que um dia se tornasse uma religião mundial. O presidente da Soka Gakkai, Sr. Minoru Harada, ressaltou que em meio ao cenário mundial turbulento, a missão da Soka Gakkai é transformar o destino da humanidade ampliando seu alcance a fim de possibilitar a felicidade a toda a humanidade. “Neste momento decisivo, vamos transmitir a filosofia do respeito pela dignidade da vida e pela coexistência a cada pessoa, e desenvolver ainda mais os bodisatvas da terra da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”, enfatizou.
Os temas anuais são parte de uma tradição implantada pelo administrador-geral da Soka Gakkai, o jovem Daisaku Ikeda e que remonta ao ano de 1959, um ano depois do falecimento de Josei Toda. A partir disso, a cada ano, os temas são a base e a inspiração de todos os integrantes da SGI no mundo. Cada país-membro lança seus objetivos e se escora firmemente no tema de forma a avançar em sincronia, em comum acordo com suas culturas ímpares, fazendo deste um movimento singular onde todos se sentem parte de algo grandioso e multicultural.
Força Jovem Mundial
A ideia de juventude aqui nada tem a ver com a idade cronológica. Ser jovem para o membro da SGI significa ser dinâmico e destemido. Há jovens na SGI de 60, 70, 80 anos, que se desafiam diariamente a enfrentar suas limitações com galhardia e transformam seu entorno com suas ações, pois creem totalmente no potencial inerente em suas vidas. E há, obviamente, jovens em idade que decidiram tomar para si a missão de liderar o Movimento Humanista da Soka Gakkai com toda a sua energia juvenil.
Isso porque todos estes compreendem que a felicidade absoluta é algo possível, desde que se disponha a conquistá-la a cada instante com dinamismo. O presidente Ikeda afirmou: “O dinamismo proporciona um novo avanço. Da mesma forma, como o fogo torna-se mais intenso sob a ação do vento, o dinâmico avanço é capaz de superar as adversidades e derrubar todas as barreiras”.
A vida e a missão de cada um são desafiadoras. Somente por meio da ilimitada energia vital da força jovem é possível se reinventar, transformar, revitalizar e harmonizar o ambiente. Manifestar a força jovem é a própria vitória. Vitória a cada instante em que não se deixou vencer pelo cansaço, preguiça, desânimo. Eis a essência do Movimento Soka de Força Jovem Mundial!
Voltar para o topo