Iraneide Ribeiro Kawachi é membro da BSGI e uma vencedora no quesito saúde!
Iraneide e seu esposo (à esq.) e com as companheiras da BSGI
Iraneide e seu Mestre budista Daisaku Ikeda
Desde o seu início na prática budista em 1982, Iraneide incorporou em sua vida um princípio budista básico: jamais ser derrotada. Para tanto, orientada por uma companheira de fé, manteve-se sempre em dia com as orações, participações nas atividades e no estudo do budismo. Para ilustrar e incentivar a campanha do Outubro Rosa, trazemos a história dessa grande guerreira da dignidade da vida.
Foi num dos exames de rotina, em 2019, que o nódulo na mama foi descoberto. Iraneide ficou preocupada mas não desesperada, pois sempre teve em mente que tudo o que nos acontece são fatos da vida e que devem ser encarados com coragem e sabedoria. Como no escrito do mestre Nichiren: “Sofra o que tiver que sofrer, desfrute o que existe para ser desfrutado, considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida e continue orando, não importando o que acontecer, e então experimentará a grande alegria da Lei”.
“Iniciei minha batalha renovando a decisão juntamente com meus familiares encarando esse momento na vida como grande oportunidade de transformar o carma da doença em missão, de dedicar a vida em prol das pessoas”, relatou Iraneide.
Em julho decidiu afastar-se das atividades para se dedicar à sua batalha invididual, com desafios de 5 a 7 horas de oração diárias e estudando os escritos sagrados dos mestres Nichiren e Daisaku Ikeda para vencer o mal da doença.
E, sempre que se volta para o bem, o mal surge para impedir o avanço. Muitas foram as dificuldades, como inflamação no esôfago, amígdalas e aftas na boca. Devido a isso as refeições tinham de ser trituradas no liquidificador. A quimioterapia cobrou seu impacto causando inchaços em todo o corpo e inflamação nos músculos e nervos, resultado em múltiplas e intensas dores e cansaço para respirar. Foram momentos de profunda agonia, mas Iraneide buscou refúgio para a mente, recordando-se de uma companheira veterana que contou ter recebido diretamente do mestre Ikeda incentivos que consistiam em três palavras iniciadas com a letra A (em japonês: Awatenai (sem pressa); Assenarai (sem desespero) e Akiramenai (sem desistir).
Ao aproximar-se do momento da cirurgia, decidiu que relataria toda a sua luta de vida ao mestre Daisaku Ikeda, já colocando sua determinação de vitória e manifestando toda a sua gratidão por encontrar o budismo Nichiren. Reafirmou ainda sua decisão de dedicar sua vida à missão do Kosen-rufu[1] como o melhor de seu potencial.
Para sua alegria e espanto, recebi uma resposta carinhosa e estimulante:
“O Nam-Myoho-Renge-Kyo é como rugido de um leão.
Que doença pode, portanto, ser um obstáculo? ”
Estou enviando daimoku e zelando por você.
Conquiste a vitória absolutamente!
Por uma existência de esperança e Glória.
Logo teve início a maior pandemia da história e praticamente todos os hospitais começaram a cancelar as cirurgias. Iraneide intensificou suas orações para que seu tratamento não fosse interrompido. Em fevereiro de 2020 sua quimioterapia já se encerrara e corria o risco de o tumor retornar com mais força..
“Felizmente a cirurgia não foi cancelada e foi realizada no dia 24/03/2020. O tempo que permaneci no centro cirúrgico foi de 12h entre anestesia, cirurgia e recuperação, causando muita preocupação a todos. Foi realizado mastectomia, reconstrução e até ganhei uma cirurgia plástica na outra mama para reduzir e igualar o tamanho, o que não estava programado devido ao tempo, pois correria risco de vida. O cirurgião parabenizou-me, pois dificilmente ocorre este tipo de procedimento 3 em 1”, contou a vitoriosa Iraneide.
Que vitória impressionante! Embora em remissão, ela precisa manter o tratamento e cuidados por pelo menos 5 anos.
Em outubro 2022 teve uma consulta de rotina com o cirurgião plástico e para sua surpresa estava agendada cirurgia de reconstrução devido a prótese estar deslocada ficando um pouco torta. Realizou o procedimento e, voltando para casa, determinou que retomaria suas atividades com renovada disposição, assim como tinha prometido ao mestre em sua carta. “Recentemente realizei exames de rotina inclusive tomografia e felizmente está tudo ótimo em meu organismo. Ao lembrar do Mestre, tenho a certeza do caminho a seguir, por mais que a decisão seja árdua e desafiadora. A verdade é que vencer a nós mesmos é o que nos possibilita vivenciar grandiosas oportunidades e nos fortalecer cada vez mais como seres humanos”, finalizou feliz.
[1] Kosen-rufu é o movimento para transmitir o caminho supremo que conduz à felicidade e o mais alto princípio da paz às pessoas de todas as classes e nações por meio da correta filosofia de Nichiren Daishonin.