bsgi

História da Soka Gakkai no Brasil

“Sonhei que fui ao México!”, disse Jossei Toda ao seu discípulo em certa ocasião. Foi com base nestas palavras que o jovem Daisaku Ikeda decidiu lançar-se ao mundo. No Brasil, a fundação aconteceu em outubro de 1960, com cerca de 200 associados, quase todos imigrantes japoneses. Hoje, passadas mais de seis décadas, a Associação Brasil SGI – BSGI conta com mais de 50 mil famílias, ou cerca de 150 mil associados. Cada um deles vem, voluntária e anonimamente, contribuindo incansavelmente para a promoção do Humanismo e para a construção de uma cultura de paz perene em terras brasileiras.

Arte e consciência ambiental

A cultura de uma nação é a sua identidade e sua essência. Valorizar e empreender ações que incentivem a reflexão e a conscientização é uma das principais metas da BSGI. Além das atividades voltadas à promoção da Cultura de Paz dentro das esferas da organização, são empreendidos também eventos como festivais de artes, mostras, palestras, conferências, fóruns e afins, abertos à população. Alguns destes eventos já realizados e/ou ainda em exibição:

  • Mostra Eternos Tesouros do Japão, em São Paulo-SP, no Museu de Artes de São Paulo - MASP, em 1991 – atraiu um público de mais de 50 mil pessoas. A mesma exposição esteve em Curitiba-PR, em 2005, no Museu Oscar Niemayer e recebeu um público recorde de mais de 63 mil visitantes. Em 2008, como parte das comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa ao Brasil, esta mostra retornou ao país e foi montada em Brasília. Exposição Meio Ambiente e Desenvolvimento, apresentada como parte integrante do calendário oficial da Rio’92, recebeu cerca de 360 mil visitantes.

  • Com quase 4 milhões de visitantes, a mostra Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo, vem percorrendo diversas cidades brasileiras. Trata-se de uma obra conjunta das organizações SGI que vem despertando a consciência e o respeito aos interesses e direitos das crianças, por meio de belos e singelos desenhos infantis.

  • Mais recentemente, a mostra Gandhi, King, Ikeda, já percorreu 21 países e destaca a atuação dos três grandes líderes que revolucionaram suas áreas de atuação por meio de um discurso calcado na não violência. O idealizador da mostra foi o Diretor Lawrence Carter, da Faculdade Morehouse, em Atlanta, Geórgia, EUA.

  • No âmbito individual, sempre com base na filosofia humanística do Budismo de Nitiren Daishonin, a BSGI promove atividades entre seus associados para trocar conhecimentos, inclusive com visitas familiares, objetivando um mútuo incentivo para que cada um possa vencer suas circunstâncias diárias. Essas atividades ocorrem nos 2.500 Núcleos de Bairro espalhados por todo o Brasil e também nos grupos e departamentos das Coordenadorias Educacional e Cultural.

    Esses núcleos funcionam ainda como sucursais da BSGI, onde são empreendidos encontros para estudo das publicações que tratam dos mais variados assuntos. Com isso a BSGI promove o combate ao analfabetismo funcional, além de conscientização social e política de cada associado.

    Sede Central da BSGI

    • R. Tamandaré, 1007
    • São Paulo - SP - 01525-001
    • Fone: (11) 3274-1800

    Redes Sociais