
| Edições Anteriores |
|
Julho/Setembro |
2004 |
Ao Redor do Mundo
Prêmio Construtores da Comunidade
De Klerk (segundo à direita) na cerimônia
de premiação.
|
Frederick W. De Klerk e Nelson Mandela, ex-presidentes da África do Sul e Nobéis da Paz de 1993, são ganhadores do “4o Prêmio Construtores da Paz Gandhi, King e Ikeda”, em reconhecimento por seus empreendimentos para o fim do apartheid e a democratização da sociedade sul-africana. A cerimônia de concessão do prêmio a De Klerk ocorreu em 3 de abril, na Faculdade Morehouse, em Atlanta, Geórgia. E Nelson Mandela receberá o prêmio no final deste ano. |
A homenagem foi estabelecida em 2001 pela Capela Internacional Martin Luther King Jr. e pelo Centro Gandhi para a Reconciliação, da Faculdade Morehouse. É concedida a pessoas que promovem os ideais pacifistas de Gandhi e Luther King Jr., consideradas dignas sucessoras e líderes exemplares de cidadãos globais.
No discurso de aceitação, De Klerk declarou que recebia a homenagem em nome dos cidadãos da África do Sul, que contribuem para o processo de democratização do país. Ele descreveu a iniciativa de premiar “um ex-líder de um governo que adotava o apartheid e a discriminação racial” como “um maravilhoso ato de reconciliação e de construção de pontes entre ex-inimigos e ex-oponentes”. Referindo-se às lições históricas que a África do Sul aprendeu em sua luta contra o apartheid, De Klerk enfatizou a importância do perdão e da reconciliação na busca da paz duradoura, fatores que considera eficazes na resolução de conflitos em todo o mundo. O perdoar, para ele, não significa fechar as portas cegamente para o passado, mas empreender com coragem passos construtivos para o futuro.
|