Edições Anteriores
Janeiro/Março
2006

Artes e Educação
Centro Cultural de Villa Sachsen

Villa Sachsen situa-se ao longo do rio Reno e Rochus Peak, a leste de Bingen, entre vinhedos e um belo parque e foi construída em 1843. Um de seus proprietários, o príncipe Friedrich Wilhelm da Hessia, mudou o nome do local para Castelo Pila, após o nascimento de sua filha. A partir de 1898, o castelo voltou novamente a ser chamado Villa Sachsen e passou por importantes mudanças e melhorias.

Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de alojamento para refugiados e, em 1944, foi usada como hospital militar. Em 1994 foi adquirida pela SGI-Alemanha.

Dia da Herança Européia

Assim que começamos a reforma de Villa Sachsen, foi estabelecido o Dia da Herança Européia, comemorado todos os anos. Todo mês de setembro, construções famosas e de interesse histórico são abertas ao público. Villa Sachsen foi incluída no evento. Os moradores de Bingen ficaram muito contentes por visitarem, pela primeira vez em décadas, o castelo e seu belo parque. Todos os anos, cerca de 2 mil visitantes desfrutam um programa cultural extenso: eventos culturais, jogos para crianças, diálogos sobre budismo e muito mais.


Em 2002, um trecho de 65 km do médio Vale do Reno, incluindo o trecho próximo a Bingen, foi declarado Patrimônio Histórico Mundial. Em 2008, a Landesgartenschau, uma exposição estadual horticultural, será realizada em Bingen. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, raramente ocorreram grandes desenvolvimentos na região. Por isso os moradores receberam bem esses eventos que oferecem uma oportunidade para o desenvolvimento da cidade. A exposição horticultural e o reconhecimento como Patrimônio Histórico Mundial são estímulos para investimentos e melhorias visíveis. Mas, ainda são necessários os elementos espirituais e inspiradores. Nesse sentido, Villa Sachsen desempenha um significativo papel, ponto de vista compartilhado calorosamente pelos moradores de Bingen.

No verão de 2005, a prefeita de Bingen, Birgit Collin-Langen, visitou a Soka Gakkai no Japão. Para mostrar sua gratidão pelo fato de a Villa Sachsen contribuir para a vitalidade e prosperidade de Bingen, presenteou o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, com o Ältestes Stadtsiegel de 1254, o mais antigo selo oficial da cidade de Bingen.


Rio do destino

Durante sua visita, ela disse: “O rio Reno, ‘o rio do destino’ da Alemanha e Europa, atravessa Bingen. A cidade foi construída sobre uma história de 2 mil anos de guerra e paz. À margem do rio Reno, entre a França e a Alemanha, a visão de uma Europa unida, o caminho que conduz à paz por toda a Europa, veio a se concretizar. E por fim, Johann Wolfgang von Goethe e Victor Hugo não somente visitaram, mas também escreveram sobre Bingen. E lá, registraram em escritos sua visão de paz entre os povos. A paz na Europa é uma realidade; a paz entre os povos é algo que ainda temos de alcançar. O Centro Cultural da Soka Gakkai de Villa Sachsen localiza-se do lado oposto ao Germânia, um monumento de guerra alemão. Acredito que isso seja significativo, pois esse lugar pode ser visto como um símbolo de compreensão e paz internacional... O diálogo é crucial, não há paz sem diálogo, não há compreensão internacional sem diálogo...”


A importância do diálogo é algo que experimentamos por meio do nosso constante intercâmbio todos os dias e de várias maneiras com a cidade de Bingen e suas adjacências. Por exemplo, o Rotary Club e o Lions Club realizam seus encontros anuais na Villa Sachsen. Os ingressos para os concertos organizados pela fundação Villa Música geralmente se esgotam. Há algum tempo, serviu como local para uma série de TV, e transformou-se em um hospital cenográfico.

Goethe – um budista?

Diferentes organizações, como o IOP (Instituto de Filosofia Oriental), organizam palestras sobre vários assuntos na Villa Sachsen. Os membros da SGI-Alemanha a os moradores de Bingen mostram um vívido interesse nessas palestras. O Dr.Manfred Osten, ex-secretário Geral da Fundação Humboldt, ministrou uma palestra intitulada “Goethe — um budista?”; a famosa atriz Hanna Schygulla passou uma tarde lendo e cantando para mais ou menos duzentos visitantes. Os artigos no jornal local cobrem a maioria dos eventos de forma extensiva, permitindo até mesmo àqueles que não podem participar que se interessem pelo local.


Atualmente, as transformações, geração após geração, são importante assunto na Alemanha e na Europa. Por essa razão, iniciamos um intercâmbio intelectual com uma escola local de ensino médio. Idéias e planos novos e criativos surgiram: um festival de música ao ar livre no parque nos arredores de Villa Sachsen; um intercâmbio estudantil internacional entre Bingen e suas cidades-irmãs da Europa; workshops e encontros para experimentar a diversidade cultural européia.

Villa Sachsen não apenas servirá como alojamento, como também cooperará com o intercâmbio em termos de conteúdo e organização. O lugar está gradualmente se desenvolvendo como uma conexão na expansão do movimento humanístico. Estamos determinados a oferecer tanto inspiração como esperança para o futuro, procurando semelhanças entre os povos, em vez de diferenças estressantes.


Textos e imagens pertencentes à Associação Brasil SGI. Direitos Reservados.