24 de September de 2021

Uma trajetória coletiva de transformação social

Solenidade de outorga de homenagens da UFABC integrou a programação do III Congresso da instituição que comemora ainda seus 15 anos de fundação

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, representou o homenageado

Frame da solenidade de outorga online apresentando o laureado

Uma data mais do que auspiciosa. Fundada há apenas 15 anos com o objetivo de oferecer um ensino de vanguarda, a Universidade Federal do ABC - UFABC - foi pioneira na questão da educação inclusiva desde o início de suas atividades. Integrando a programação do III Congresso da UFABC, cujo tema é: Uma Trajetória Coletiva de Transformação Social; e das comemorações dos 15 anos da instituição, no último dia 17 de setembro, foi realizada a Solenidade de Outorga de Homenagem ao fundador das escolas Soka, como a Universidade Soka do Japão e dos EUA, dr. Daisaku Ikeda. A UFABC outorgou estas homenagens às personalidades do mundo acadêmico que, de alguma forma, contribuiu para a construção da História da universidade.


Importante destacar a participação maciça do colegiado discente para a escolha dos homenageados e o sincero empenho dos integrantes do Núcleo Universitário da BSGI que estudam na UFABC. Estes jovens tiveram um papel crucial no processo. Embora poucos em número, uma atuação abnegada esses jovens universitários da BSGI junto às atividades acadêmicas e seu desempenho escolar ímpar, foram pontos relevantes junto aos estudantes, que se espelharam nesse comportamento exemplar para votar no poeta, filósofo e pacifista Daisaku Ikeda. Pois este lhes foi apresentado como o fundador da Universidade Soka.


A solenidade foi aberta pelo magnífico reitor Dácio Matheus, que exaltou as qualidades de seu corpo docente, segundo ele, responsável pela excelência do ensino que coloca a instituição em posições privilegiadas nos diversos rankings, tanto nacionais como internacionais, em especial nos quesitos: “Excelência em Pesquisa ”,“ Publicações de Alta Qualidade ”e“ Impacto Normalizado das suas Publicações ”.


O anúncio da homenagem ao dr. Ikeda, na categoria Internacionalização , com menção honrosa também na categoria Excelência Acadêmica , foi feito pelo professor Dalmo Mandelli. Ele ressaltou uma empresa do trabalho dos colaboradores da Assessoria de Relações Internacionais. Enfatizou ainda uma importante parceria firmada no início de 2020 entre a UFABC e a Universidade Soka da América e que os provmbios entre as duas instituições sendo estudadas, principalmente nas ações voltados aos ODS, Constituição a Agenda 2030 da ONU. “A parceria entre a Universidade Soka e a UFABC representa o esforço conjunto para a ampliação do alcance da Internacionalização sendo desenvolvida em diferentes locais”, completou o professor Dalmo.


Representando o homenageado, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, transmitiu as palavras de agradecimento expressado pelo dr. Daisaku Ikeda:


Recebi com profunda honra a carta de Vossa Magnificência. Manifesto meu mais sincero agradecimento por esta significa homenagem que engrandece todo o movimento pela paz, educação e cultura promovida pela Associação Brasil SGI. Muitíssimo obrigado!


O presidente da BSGI enfatizou ainda o grandioso esforço da UFABC em proporcionar um ensino que promova a formação de cidadãos globais, prontos para responder positivamente aos desafios mundiais para a construção de uma era de paz.


Universidade Federal do ABC


Avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC como a melhor universidade do Estado de São Paulo, sendo avaliada como a 1ª no ranking de cursos de graduação entre todas as universidades do Brasil, a UFABC vem se destacando no cenário acadêmico nacional como uma instituição de vanguarda, voltada à internacionalização de seus discentes reformulação aos grandes desafios mundiais.


Com campus nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, municípios da Grande São Paulo, a UFABC é uma instituição pública federal de ensino superior e uma das mais jovens da Federação. Graças ao seu pioneirismo ao selecionar por um projeto pedagógico diferenciado, baseado na interdisciplinaridade contribui com uma formação muito mais aberta e reflexiva dos seus alunos.


Em 2019, por meio da sua Assessoria de Relações Internacionais, a UFABC recebeu representantes da Soka University, dentre eles o vice-reitor da Universidade Soka da América (SUA), Edward Feasel, para iniciar as conversas sobre um acordo de cooperação e projetos futuros.


O Convênio


E, finalmente, em 2020 um grupo de alunos da SUA, visitou a UFABC. Acompanhados do professor Ian Read, os alunos e alunas da SUA frequentaram o workshop "Water, infrastructure and power: defining the São Paulo water system", que foi organizado pela professora Vanessa Empinotti. A representação do BRI ficou por conta da professora Cristine Koehler Zanella, que ministrou a aula "Brazilian foreign policy in sustainable development-related issues: history and current challenges". De acordo com a professora, o workshop faz parte do esforço de internacionalização da UFABC e, das atividades e tratativas com a SUA, espera-se que um convênio de cooperação entre as duas instituições possa ser firmado em breve.


Em 2021 foi aberto um edital para seleção e recomendação de estudantes de graduação para programa de mobilidade estudantil internacional na Instituição de Ensino Superior parceira da UFABC, Soka University of America (SUA), Estados Unidos.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI