02 de June de 2015

Um líder internacionalmente reconhecido

Homenagem em Campo Grande-MS

Medalha "Imperador Dom Pedro II"

Pontes em direção a uma paz indestrutível para a humanidade só pode ser forjada, fomentando pessoas e forjar fortes laços entre eles, seus corações e mentes. E esse processo é, por sua própria natureza, um esforço de base gradual. Daisaku Ikeda



O líder é aquele que está sempre em busca, não se satisfaz, pois o espírito indomável é a marca da liderança. O filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella enfatiza que o líder é imbuído de uma crônica “insatisfação positiva”. Ou seja: ele quer sempre mais e melhor. Há 65 anos, em maio, o então jovem Daisaku Ikeda aos 32 anos, ascendeu à terceira presidência da Soka Gakkai, uma organização leiga budista que já tinha uma impressionante história de resiliência.


Em meio a um mundo que mudava rápida e vertiginosamente, o jovem presidente recém empossado, munido de sua incontrolável “insatisfação positiva”, lançou-se ao mundo. Primeira escala de sua viagem: as Américas. Em seu coração ardia uma chama irrefreável de disseminar a filosofia humanística do budismo Nichiren a todas as pessoas da Terra. Pois ele tinha (e tem) as marcas do líder: sensibilidade, ousadia, capacidade de inspirar-motivar-animar seus liderados.


Mais do que resistência, inteligência, determinação, a principal qualidade deste líder é sua visão. Ele vê o passado como um repertório de conhecimento e olha para o futuro como um amplo palco onde os dramas, comédias, aventuras se desenvolverão. O mundo é seu lar e as suas ações são fatos reconhecidos pelos atores que observam seus feitos.


Só no Brasil já são centenas de títulos acadêmicos e de cidadania concedidos ao dr. Daisaku Ikeda. No último dia 29 de abril a Academia Petropolitana de Letras nomeou-o como Sócio Correspondente. Em 1993, por indicação do então presidente, o eminente escritor Austregésilo de Athayde, foi empossado com o mesmo cargo, na Academia Brasileira de Letras. E, neste mês de junho, será empossado como Sócio Correspondente no Japão pela União Brasileira de Escritores (UBE).


Também em abril último, a Câmara Municipal de Campo Grande, a Assembleia Legislativa de MS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, outorgaram homenagens, respectivamente: Moções de Congratulação (Câmara e Assembleia) e Medalha “Imperador Dom Pedro II”, em reconhecimento às relevantes contribuições pela paz no mundo.


Embora não seja o objetivo do líder, tais homenagens são o reconhecimento das instituições humanas pela obra de uma vida inteira dedicada à propagação dos ideais humanísticos de paz e cultura.


Pois, como ele próprio coloca: "a cultura é o oposto da violência da guerra; eu vejo a cultura e as artes como expressões da vida!”.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI