29 de January de 2021

Um dia para relembrar a paz e a não violência

30 de janeiro é o Dia da Não Violência e da Cultura de Paz para relembrar os passos de Gandhi

Infância protegida: eis um mundo pelo qual todos sonham

Menina exibe com orgulho sua obra: um alerta

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 2030 é a meta

A busca pela paz é um ideal que permeia a mente e o coração dos seres humanos desde que iniciou sua trajetória civilizatória. A data de 30 de janeiro foi instituída pela ONU em homenagem a Mohandas K. Gandhi, líder pacifista, globalmente reconhecido por sua luta contra o domínio da Grã Bretanha sobre sua terra natal, a Índia. As ações da BSGI têm estreita relação com os princípios da Não Violência e na construção de uma sólida Cultura de Paz.


Como consta no Preâmbulo da Constituição da UNESCO: “Já que as guerras começam na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas de paz devem ser construídas”, é nesse campo que a Soka Gakkai Internacional vem posicionando seus esforços no sentido de oferecer reflexão e conscientização quanto a natureza maléfica de todo e qualquer forma de conflito. Para tanto, a SGI produziu a exposição Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz – transformando o espírito humano, que a BSGI vem promovendo sua exibição em todo o território nacional (antes da pandemia dezenas de locais receberam essa mostra).


Desde sua primeira exibição em setembro de 2007 em Nova York durante o fórum com representantes da sociedade civil para promover amplamente a abolição de todos os tipos de armas nucleares e o estabelecimento de uma cultura de paz, já foi exibida em mais de 230 cidades de 31 países, em locais como Escritório das Nações Unidas em Genebra, na Casa do Parlamento em Wellington, Nova Zelândia e em países como Canadá, Malásia, República Dominicana, Costa Rica e Argentina.


Dentre os propósitos destaca-se a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para aproximar governos, sociedade civil e outros parceiros dos verdadeiros anseios e necessidades das pessoas para promover um desenvolvimento real na vida de cada indivíduo.


É composta por 4 alas temáticas num total de 38 painéis. Cada seção reflete os esforços e o significado do tema, oferecendo questionamentos que visam ampliar a compreensão dos visitantes acerca daquela problemática. Ilustra ainda, com exemplos bem sucedidos, como a sociedade civil pode contribuir de forma efetiva para a solução.


São questões como:



www.sgi.org


www.culturadepaz.org.br

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2021

February de 2021

January de 2021

December de 2020

November de 2020

October de 2020

September de 2020

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Newsletter

Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI