12 de December de 2017

Um ano de empolgantes palestras na BSGI

Denominadas de Terças Nobres estes eventos vêm recebendo públicos variados em busca de conhecimento acerca do Budismo de Nichiren Daishonin propagado pela Soka Gakkai

Palestras empolgantes levam grandes públicos ao Centro Cultural da BSGI

A iniciativa é do Departamento de Comunicação (Decom), grupo integrante da Coordenadoria Cultural da BSGI. Tudo começou a partir de pequenos encontros realizados para poucas dezenas de integrantes que sentiram a necessidade de se comunicar melhor sobre a proposta humanística do Budismo de Nichiren Daishonin que a Soka Gakkai propaga. Como profissionais da Comunicação planejaram encontros cujo diferencial empolgante rapidamente engajou associados e demais interessados. Desde então, todas as quinzenas, centenas de pessoas comparecem às palestras gratuitas que abordam os mais diferentes assuntos sob a ótica da filosofia budista de Nichiren.


Em pouco tempo, pouco mais de um mês após iniciados os encontros, a necessidade crescente surpreendeu a ponto de chegar ao número recorde de 1650 participantes, divididos em três salas, em agosto último.


O grande diferencial foi, sem dúvida, a qualidade dos conteúdos apresentados por palestrantes engajados e empenhados em oferecer seu conhecimento ao público. O tema da palestra recorde foi A Visão Budista de Deus e o palestrante, Claudio Roman Marttucci. “Foi mais do que esclarecedor, foi praticamente uma catarse!”, exclamou o jovem Miguel Eduardo Soares, convidado da cidade de Andradina, levado pela prima Michele, associada e membro do Núcleo de Jovens de São Paulo.


Em números: foram mais de 30 Palestras, , com a participação de cerca de 8,5 mil pessoas destes, pouco mais de 2,8 mil são convidados; e dezenas de participantes que se decidiram por associar-se à BSGI por perceberem-se alinhados com o ideal e os conceitos apresentados.


Alguns dos temas apresentados ao longo destes 12 meses: A Natureza da vida: você e seu meio ambiente, quem influencia quem?; Budismo de Causa e Efeito e seu livre arbítrio; Budismo: Ciência, Filosofia ou Religião?; O Propósito da Vida; Teoria de Valor: do Bem, do Belo e do Benefício; Visão Budista da Vida e da Morte; Como suportar o rigor do inverno até a chegada da Primavera.


“Eu nunca havia pensado a respeito do que foi colocado nessa palestra”, disse Maria de Lourdes Almeida, convidada que foi pela primeira vez a um encontro da Soka Gakkai. Segundo ela, sempre gostou da ideia do budismo, do conceito de paz e respeito entre as pessoas. Foi à palestra Budismo: Ciência, Filosofia ou Religião e se encantou. “Gostei demais de como as minhas ideias se alinharam com o que foi dito”, enfatizou. Maria é professora do Ensino Fundamental II e leciona Matemática.


Já para Carlos Guilherme Bittencourt, de apenas 19 anos, outro convidado que já havia comparecido a outros eventos, o que o surpreendeu foi a “naturalidade” do Budismo de Nichiren Daishonin. “É como me sinto neste mundo. Nossa vida em harmonia com o meio e este interagindo. Muito do que acontece de ruim tem a ver com o nosso comportamento para com o meio em que vivemos”, esclarece. Carlos é estudante de Biologia e pretende se especializar em Meio Ambiente e esteve na palestra: A Natureza da vida: você e seu meio ambiente, quem influencia quem?, ministrada pela jornalista e membro do Núcleo de Agentes Ambientais do Departamento de Cientistas da BSGI, Gleice Carvalho.


“Este palestrante esclareceu uma porção de dúvidas e fez com que eu refletisse sobre os conceitos que sempre foram impostos sobre divindade e outras questões. Eu acho que me identifico muito mais com essa linha de pensamento do que com tudo o que a sociedade veio me impondo até agora”, ressaltou Ângela Crissort Alves, de Carapicuiba, que foi à palestra de Claudio Roman Marttucci sobre A Visão Budista de Deus.


As Terças Nobres acontecem sempre a partir das 19 horas, no auditório do Centro Cultural da BSGI (Rua Tamandaré 984 – Liberdade). É preciso inscrever-se antecipadamente por meio de link específico que é disponibilizado no grupo de whatsapp do Decom e depois replicado aos demais grupos. Quando a procura é muita, a organização destes encontros prepara também o outro auditório com transmissão simultânea. As palestras também podem ser realizadas em sedes regionais e centros culturais mediante solicitação com no mínimo dois meses de antecedência.


Para obter mais informações sobre a programação das palestras e a forma de participar: https://www.facebook.com/decom.bsgi.oficial/

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI