05 de October de 2020

Surgir da terra

Um encontro, duas vidas que se interligaram com um profundo propósito: a construção de um mundo sem guerras!

Quando um ideal sublime encontra solo fértil para sua consolidação e enraizamento

“Conheci Josei Toda quando me encontrava em plena busca espiritual. Ele respondeu às minhas perguntas [na ocasião] com a maior sinceridade e clareza, sem o menor traço de arrogância. Apesar de ter sido preso pelas autoridades militares sob as piores circunstâncias, jamais abandonou suas crenças. Vi nele o exemplo perfeito de um verdadeiro ser humano. Decidi que ele seria meu mestre e que o seguiria pelo caminho que ele me mostrasse. Naquele momento começou minha nova vida, eu havia renascido.”


Assim Daisaku Ikeda descreve sua impressão ao se encontrar pela primeira vez com Josei Toda. Foi em agosto de 1947, apenas dois anos haviam se passado desde a libertação de Toda. O que sucedeu é difícil explicar a mentes céticas, pois este encontro de vidas foi algo místico e carregado de um profundo significado. Toda contava com 48 anos e Ikeda 19. A mesma idade em que Makiguchi (48) e Toda (19) se encontraram décadas antes. Era também o mesmo mês: agosto!


Esse fato aparentemente uma mera coincidência, acaso puro e simples, é explicado pelo médico psiquiatra, Carl G. Jung. Sua teoria da sincronicidade aborda aquilo que ele denominou como coincidência cognitiva, ou aquilo que entendemos como coincidência é, na verdade, resultado de uma conexão mental bem mais ampla. Trata-se de um tipo de situação que aponta para a existência de uma conexão entre os envolvidos, uma ligação que não pode ser vista, mas que está lá. Esse elo é a sincronicidade conceituada por Jung, não há uma simples casualidade, mas sim uma força do universo atuando para que as pontas soltas se juntem.


Naquele encontro, o jovem Ikeda declamou uma poesia de sua autoria que - sincronicamente - acendeu uma luz impressionante na mente do mestre Toda, cujo trecho final clareou todo um anseio que nem ele mesmo havia se dado conta.


No desejo de varrer
as trevas de minh’alma
a grande árvore eu procuro
e que nunca se abalou
na fúria da tempestade.
Nesse encontro ideal,
sou eu quem surge da terra!


Esse foi o início de uma caminhada excepcional.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI