07 de May de 2015

Sonhos de um futuro possível

Participantes em festa!

E seus animados líderes

Assumo o futuro, sonhar é minha missão!
Tema do Encontro


O cenário paradisíaco do Centro Cultural Campestre serviu de palco para uma das maiores realizações da BSGI de 2015: o 1º Encontro Nacional do Núcleo Estudantil, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de abril com a participação de crianças e jovens de 7 a 14 anos de todos os cantos do país. O evento marcou ainda o aniversário de 24 anos de fundação do Núcleo Estudantil. Sob o tema Assumo o futuro, sonhar é a minha missão!, mais de 750 associados mirins e respectivos líderes participaram deste evento histórico.


Na sexta-feira,10, representantes de diversos estados do Brasil realizaram visitas a sedes e à Editora Brasil Seikyo. Participaram de diálogo com o coordenador do Núcleo Jovem, Antonio Junior. “Cada um de nós representa o futuro da BSGI. Gostaria muito que possam compreender este momento como uma grande oportunidade. O retorno de vocês, cada qual para sua localidade, é mais importante ainda. Não importa como chegamos, mas sim como vamos embora”, disse.


No sábado ensolarado, os participantes iniciaram o dia com grande expectativa no CCCamp. Na mensagem enviada pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, especialmente para a ocasião, ele disse ter muitas saudades do Campestre. Aos membros, ressaltou: “Não há curso de aprimoramento tão transbordante de esperança que faça meu coração palpitar mais de tanta alegria. Muito, muito obrigado!”.


Em suas palavras de incentivo, o 1º vice presidente da BSGI, Naoto Yoshikawa parabenizou a presença de todos os membros. “O importante é vocês aprimorarem a convicção como membros da organização, o futuro da BSGI!”, orientou.


As atividades do sábado envolveram diálogos de vida a vida, dinâmicas e incentivos por nível (Futuro = 7 a 10 anos, Esperança = 11 a 13 anos e Herdeiros = 14 a 17 anos), assim como entre os respectivos líderes.


Tanto sábado quanto domingo, o Departamento de Artistas – Depart, da Coordenadoria Cultural da BSGI cuidou de criar um ambiente para que todos entrassem no clima do tema, sobre os sonhos. Com fantasias e ornamentação, envolveram a todos na magia do mundo da DE. No domingo, fizeram um teatro sobre tema, introduzindo a apresentação de cada item. As atividades de sábado e domingo também contaram com apresentações dos grupos Taiga (de dança); musicais: Taiyo, The Sun Orquestra, NDO – Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra, Conjunto Harmonia, Soka Yusou Daiko (de tambores), Nova Era; e corais: Esperança do Mundo e Uirapuru


O Encontro foi encerrado no domingo, com a realização de um grande evento, repleto de associados mirins emocionados e felizes. Em suas palavras finais de incentivo, Leonardo Saito enumerou as diretrizes para os estudantes, os “ingredientes para concretizar os sonhos”: 



  1. participar e ajudar com os pais nas atividades da BSGI,

  2. esforçar-se nos estudos,

  3. ir às aulas sem falta,

  4. não causar preocupações aos pais e

  5. viver cada dia de maneira correta, forte e alegre como se fosse o seu melhor dia.


Leonardo enfatizou que, todos, ao retornarem para as suas casas, agradecessem aos pais e aos líderes que os levaram para este evento. Concluiu reforçando um trecho da mensagem do presidente Ikeda lida no primeiro dia: “Mesmo que quaisquer outros desistam, desde que vocês mantenham firme o juramento de jamais abandonarem esse caminho, a perspectiva do kosen-rufu [paz mundial] do mundo será clara e luminosa. Por favor, independentemente do que aconteça, peço que avancem com radiante espírito invencível, incentivando-se mutuamente como bons amigos e companheiros. Solicito que dediquem o momento presente para estudar e se fortalecer ao máximo”.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI