06 de December de 2016

Segurança e tranquilidade para os pais

Pais comentam sobre a experiência de ter filhos estudando no Colégio Soka do Brasil

Paulo e Roselaine têm 4 filhos no Colégio Soka

Norman é pai de Julia do 6º ano

A busca por uma escola é uma tarefa que requer paciência e persistência. Pais bem informados e determinados a dar o melhor aos filhos enfrentam verdadeiras maratonas até encontrarem um local em que sintam-se satisfeitos e seguros. O que não é fácil. Escolas particulares são centenas na capital paulista e encontrar a que se adeque perfeitamente aos anseios de pais rigorosos e preocupados é tarefa hercúlea. O BSGI Newsletter entrevistou alguns pais de alunos de anos diversos para entender o que a escola oferece de diferencial a estes genitores.


Um dos fatores bastante elogiado pelos entrevistados é o contato estreito e aberto dos pais com a escola. Elisa e Emerson Assami são os pais de Mariana Akemi, do 1º ano. Ambos são evangélicos e buscavam, em primeiro lugar, uma escola que não tivesse a imposição de um ensino religioso. “Muitas escolas da região têm o ensino religioso como base e nós não queríamos isso para a nossa filha”, conta Emerson. Aluna desde o Ensino Infantil, Mariana já expressou aos pais que deseja cursar faculdade no Japão, na Universidade Soka, instituição-mãe localizada na cidade de Hachioji, estado de Tóquio, fundada em 1975. “Embora seja uma Escola de base budista, aqui não se impõe a religião, mas os valores que ensinam a tornam tão singular”, explicou Emerson.


Quando convidados a participar desta entrevista, o casal fez questão de participar juntos para deixar clara sua admiração pelo Colégio Soka. “Muitas escolas têm uma obsessão por vestibular e se esquecem da essência que é a formação do ser humano!”, argumentou Elisa.


“Nossa família é fruto do Colégio Soka!”, enfatizou Paulo Moraes, pai de Beatriz (9º ano) e Guilherme (ex-aluno, já formado). É ainda padrasto de Igor (9º ano) cuja mãe Roselaine é sua esposa. Ambos são pais da pequena Bárbara, que cursa o Maternal II. Eles se conheceram por intermédio das reuniões de pais e uma ajuda “mais que bem vinda” de seus filhos, Beatriz e Igor, que estudavam na mesma sala. Paulo e Roselaine enviuvaram jovens e seguiram suas vidas até que os filhos armassem um “encontro casual”. Seguiu-se um breve namoro e o casamento, para a alegria dos três filhos. Algum tempo depois chegou a pequena Bárbara que consolidou e fortaleceu a união. “Fiquei muito preocupada em matriculá-la na Escola pois ela não falava ainda. Mas, com o apoio e atenção dos professores a adaptação se deu suavemente e ela hoje já fala praticamente tudo e gosta muito da Escola”, conta Roselaine.


Para a Luciana Sunagawa, mãe de Alice (Jardim I) e Sofia (4º ano), o Colégio Soka é um feliz reencontro de amigas que se conhecem há 25 anos. “Todas nos conhecemos nas atividades da BSGI do Núcleo de Jovens e hoje, casadas, nos vemos diariamente no portão levando ou buscando os filhos e nas reuniões de pais”, confessa Luciana. Se diz uma mãe “chata”, que “pega no pé”, e “quer saber das coisas”. Mas também é apaixonada pelo ensino de valores e vê nitidamente a diferença das filhas e os filhos dos conhecidos que estudam em outras escolas. Tanto que uma amiga de outra religião, incentivada por ela, foi conhecer o Colégio e já matriculou seu filho para o próximo ano. “Sou fã!”, exclama.


Já para Norman Wilson Junior, a escola mudou sua vida. É o pai de Julia (6° ano) que estuda no Colégio Soka desde o Infantil. “Quando chegou a hora de por a Julia na escola fui visitar todos os colégios da região e nenhum me encantou ou me deu segurança”, conta Norman. Uma amiga e vizinha de prédio lhe indicou o Colégio Soka e ele foi conferir. “Quando eu imaginava uma escola com o nome Soka, pensei que noventa por cento dos professores seriam japoneses. Quando a porta da sala abriu saiu uma negra linda, com um sorriso impressionante!”, exclamou um extasiado Norman. A professora Andrea Colombo Ferreira, convidou-o a conhecer as instalações enquanto as crianças puxaram Julia pela mão e a convidaram a sentar-se no sofá feito de embalagens tetrapack confeccionado por elas.


“Aí me ganhou pra sempre!”, conta. Os valores que encontrou na instituição eram os mesmos que ele sempre professara toda a sua vida e por isso sentiu o desejo de conhecer a base filosófica que dá sustentação ao Colégio: o budismo de Nichiren Daishonin. E ao conhecer, encantou-se novamente e decidiu se tornar membro da BSGI e, por consequência, budista. “Nunca ninguém me impôs nada. Fui de curioso que sou e me apaixonei. E isso mudou a minha vida! Sou grato ao Colégio, à BSGI e ao presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda por ter fundado estas Escolas tão significativas para os nossos filhos”, finaliza o pai de Julia.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI