23 de February de 2021

Saúde e sabedoria

“A vida é o mais precioso de todos os tesouros. (...) Um dia de vida é mais valioso que todos os tesouros do sistema de grandes mundos. (...)” (Nichiren Daishonin)

Uma vida saudável passa necessariamente pelo bem estar físico e mental, somado à uma forte energia vital

Qual o segredo da boa saúde? Alguém poderá dizer de pronto: “não estar doente”. Outro diria: “ser feliz”, ou ainda: “ter um bom plano de saúde”. Todas as respostas têm seu fundo de verdade, bem como dezenas ou centenas de outras mais. Ter saúde não é a simples ausência de doenças. É muito além disso.


Para ter saúde é preciso sabedoria. Sabedoria para fazer as escolhas certas, buscar modos mais eficazes para assegurar a manutenção saudável do corpo e, acima de tudo, calma e alegria para viver uma existência plena. “A saúde é o tesouro mais precioso”, disse o Buda Nichiren.


Segundo o Journal of the American College of Cardiology: “Descobertas recentes indicam uma relação prejudicial entre a raiva e a hostilidade e DCs [doenças coronarianas] (...) A prevenção e o tratamento eficaz de DCs talvez incluam, além de terapias físicas e farmacológicas convencionais, cuidados psicológicos com ênfase no controle da raiva e da hostilidade”.


Ou seja: manter uma mente otimista é um passo importante. E, especialmente no nosso caso, é melhor acumular boa sorte e sabedoria tanto quanto possível enquanto temos saúde. Budismo é sabedoria. Saúde é sabedoria.


O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda enfatiza ainda: “O budismo é um ensino para uma vida sábia. É o ensino para viver melhor. Aqueles que perseveram com forte fé podem manifestar uma infinita fonte de sabedoria e energia vital para vencer as doenças. Essas pessoas podem maximizar a eficácia de um bom médico e de bons remédios, de forma que ambos possam agir como forças protetoras. A essência do triunfo sobre a doença está em reunir a força da fé e da prática e, ao mesmo tempo, fazer uso do que a Medicina tem a oferecer”. (BS, edição nº 1.288, 10 de setembro de 1994, pág. 3.)


 


#PrezamosCadaVida #soka #bsgi #sokagakkai #budismonichiren #humanrights #humanismo #budismo #paz


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI