04 de November de 2022

Sabedoria no enfrentamento da perda

“A perspectiva budista de que a vida é eterna abrange as três existências do passado, presente e futuro não apenas traz esperança para a pessoa mas também aos outros, encorajando-os e dando-lhes força”. Daisaku Ikeda

No budismo Nichiren, o conceito da eternidade da vida concede uma visão ampla e reconfortante perante o luto. No budismo, todos somos budas tanto em vida como em morte. O Buda Shakyamuni disse em certa ocasião:


“Quando estava vivo, ele era um buda em vida e agora é um buda morto. Ele é um buda tanto em vida quanto em morte. Esse é o significado da doutrina fundamental chamada atingir o estado de buda na forma que se apresenta”.


Cada indivíduo é parte de uma imensa massa energética que rege todos os fenômenos do universo. Quando vivos essa centelha energética que nos mantém vivos, fornece o ímpeto para estarmos ativos e dinâmicos, dotados de inteligência e força para desenvolvermos nossas tarefas cotidianas. Ao morrermos, essa centelha energética não se perde, retorna ao Universo e permanece latente. Uma analogia bastante próxima é a da gota d’água que sempre retorna ao mar, por meio de diferentes caminhos, percursos, obstáculos, mas continua a ser a mesma gota d’água com todas as suas propriedades e características.


Nenhum ser deste planeta pode se ver livre de adversidades. A todo momento um revés pode ocorrer e destruir a aparente harmonia existente. Porém, o budista tem ciência desse fato, mas não sucumbe pois sabe que há uma causa para que essa consequência ocorra. O Sutra do Lótus é claro nesse aspecto: toda causa têm uma consequência, assim como a Lei da Física, da ação e reação. Mesmo um buda está sujeito a essas adversidades. O planeta passou por uma catástrofe sem precedentes, ao longo dos últimos anos, desde o início da pandemia da covid-19 em 2020, todos estiveram frente-a-frente com a própria mortalidade e, sob o impacto dessa visão, se depararam com algo inédito: o sentimento atroz do luto coletivo.


O presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda enfatiza que o sofrimento da perda de quem se ama é algo inimaginável. Ao nos defrontarmos com a morte de um ente querido a tristeza que se abate chega a ser incapacitante. Porém, quando recitamos o mantra Nam-Myoho-Renge-Kyo, ativamos as forças das quatro virtudes do Buda: eternidade, felicidade, verdadeira identidade e pureza. Essas quatro virtudes ativadas possibilitam a quem recita o mantra, enxergar para além dessa existência e verificar que os laços que o unem ao ente falecido são eternos e, automaticamente, percebe não há mais a solidão da perda, mas o aconchego do afeto para com aquela pessoa falecida presente, reconfortando-a.


Todos somos dotados do ilimitado potencial do cosmos. Portanto somos capazes de utilizar todas as funções da Lei Mística e, quando esta entra em ação, outras forças energéticas e espirituais se interconectam em perfeita harmonia, revitalizando cada molécula de energia de nossa vida, possibilitando os meios para obter o conforto da sabedoria da eternidade da vida.


O luto coletivo pelo qual a humanidade passa no momento ainda é uma ferida aberta e vai perdurar por um longo período de tempo. O modo como cada um vai enfrentar essa dor difere de indivíduo para indivíduo, mas a experiência dos devotos do Sutra do Lótus é infalível: por meio da imensa sabedoria que advém da prática budista de orar e agir em prol da humanidade nos capacita a atravessar quaisquer adversidades e ainda transformar todo o nosso entorno, confortando, apoiando e levando harmonia ao caos.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI