20 de August de 2021

Professor apaixonado e dedicado à Educação

O educador Edimicio Silva contou-nos sobre sua paixão pela profissão e como conheceu a BSGI

Professor Edimicio Silva: um defensor de que a criança tem de ser feliz enquanto estuda

Placa do Espaço de COmvivência Prof. Tsunesaburo Makiguchi

Alunos usufruindo do Espaço...

... felizes e aprendendo ludicamente

Edimicio Silva é o diretor da Escola Estadual Eça de Queiroz, em Diadema-SP. No dia 7 de junho foi inaugurado nessa escola o Espaço de Convivência Professor Tsunesaburo Makiguchi, uma homenagem ao grande educador japonês e fundador da Soka Gakkai. “Eu queria que mais e mais pessoas conhecessem a obra desse professor que buscou, acima de tudo, a felicidade de todos os alunos na escola”, explicou Edimicio.


Sua relação com a Coordenadoria Educacional (Ceduc) da BSGI teve início em 2004, quando integrantes desse grupo começaram a atuar no projeto Escola da Família, que consistia em abrir o espaço escolar para que famílias e seus filhos pudessem usufruir de um tempo de qualidade, recebendo orientações variadas e atividades de recreação e entretenimento psicopedagógico. “Integrantes da Ceduc trouxeram uma vasta experiência pedagógica tendo por trás de cada uma das ações, uma forte e firme base filosófica”, contou o diretor, que na época atuava como coordenador pedagógico.


Intrigado e curioso, aos poucos foi se inteirando da história daquela organização. Livros compartilhados foram lidos, conversas e observação feitas e reflexões o levaram a se aprofundar cada vez mais.


Quando chegou à direção da Escola Estadual Eça de Queiroz, há 3 anos, fez questão de convidar a BSGI para manter a parceria. A relação se aprofundou e a presença dos integrantes da Ceduc se tornou constante em eventos, planejamentos e demais atividades escolas. “Nos tornamos parceiros!”, exclamou.


Quando surgiu a ideia de transformar o local abandonado, dentro da área escolar, em um Espaço de Convivência, foram aventados muitos nomes a serem homenageados. “Mas ainda era um sonho, uma ideia somente”, divagou. Quando em fase de planejamento, uma verba nova criada pelo governo do Estado chegou em boa hora e o sonho começou a se materializar.


“Dentre os nomes levantados, eu sugeri o do professor Makiguchi pois havia lido sobre ele e achei que seria uma excelente oportunidade de dar voz às ideias que eu considero universais”, esclareceu. “Houve quem perguntasse: por que alguém de tão longe?. Eu respondi simplesmente que boas ideias não têm fronteira e devem ser divulgadas”. O diretor é um homem apaixonado pelo ofício e acredita no potencial transformador da Educação. Doutorando da PUC-SP, seu referencial teórico é e sempre foi a obra do grande educador brasileiro Paulo Freire. E vê muito em comum nas ideias e ideais deste e de Makiguchi.


Embora não tenham sido contemporâneos, ele acredita que o Espaço criado é uma maneira lúdica de promover um “diálogo” teórico e referencial entre dois gigantes da Educação mundial. “Pois a escola tem de cumprir o objetivo básico da vida: ser feliz!”, concluiu Edimicio.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI