02 de June de 2015

Práticas educativas humanistas em foco

O evento inédito aconteceu no auditório do Centro Cultural da BSGI em São Paulo

"A educação deve promover pessoas que entendem de forma intuitiva e sabem – em suas mentes, em seus corações, com todo o seu ser – o valor insubstituível dos seres humanos dentro do mundo natural. Acredito que essa educação encarna a luta intemporal da civilização humana para criar. um caminho infalível para a paz." Daisaku Ikeda


 


No mundo da SGI, a educação é base e a essência de todas as ações. “É a finalidade da vida, na busca pela felicidade. Com base neste princípio, a Coordenadoria Educacional da BSGI realizou em 2 de maio no auditório do Centro Cultural “dr. Daisaku Ikeda”, o I Seminário de Práticas Educacionais com base nos ideais Humanísticos da Soka Gakkai – Sociedade para a Criação de Valores Humanos. O evento, aberto ao público em geral, teve a participação de cerca de 800 educadores – professores de todos os níveis, diretores, coordenadores pedagógicos – e associados de todas as áreas interessados no assunto.


O recém lançado livro A Arte da Educação Humana Habilidosa foi o grande destaque do dia que contou com introdução, depoimentos e embasamento teórico quanto aos fundamentos que nortearam a produção da obra, cuja finalidade foi a de revelar práticas educativas utilizando como meio a metodologia humanista que gera uma correnteza de realizações transformadoras de indivíduos e sociedades.


Trata-se de um convite para a expansão do conhecimento – para educadores ou não – abrindo caminhos para um processo ensino-aprendizagem profundo, focado no indivíduo e em suas particularidades sem, no entanto, deixar de lado a sua interação com o meio, oferecendo meios para a conquista de uma vida mais plena, sadia e feliz.


O Núcleo Universitário da BSGI foi o grupo seguinte a se apresentar, descrevendo sua atuação nas instituições de nível superior do país realizando o MAP (Movimento Acadêmico pela Paz). A ação se baseia na produção de eventos cujo teor baseia-se na proposta de paz anual que o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, redige e envia à ONU. A cada edição do MAP multiplicam-se os eventos. São seminários, palestras, exposições, rodas de conversa, fóruns organizados por universitários da BSGI e abertos ao público em geral.


Seguiu-se a apresentação de outras ações da BSGI voltadas à educação humanista: a Escola Soka do Brasil e o recente intercâmbio realizado com outras escolas integrantes do Sistema Educacional Soka no mundo e a Universidade Soka dos EUA. O objetivo foi a troca de conhecimentos e experiências, vinculado à proposta de formação de cidadãos cônscios de seu papel no mundo atual. A filosofia educativa do Sistema Educacional Soka tem como essência a capacitação das pessoas para edificar vidas criativas genuinamente felizes, por meio do desenvolvimento e aprofundamento de sua humanidade, em vez de um estado mais superficial de simplesmente ser imperturbável ou ter seus desejos realizados.


Pois, para o fundador do Sistema, o dr. Daisaku Ikeda, “a tarefa da educação é, fundamentalmente, assegurar que o conhecimento sirva para promover a causa da felicidade humana e da paz”.


O segundo bloco deste Seminário foi dedicado ao conhecimento. O professor Pedro Jacyntho Cavalheiro, delegado em São Paulo da Associação Universal de Esperanto e diretor da Câmara Brasileira da Língua Internacional Esperanto, proferiu palestra sobre a língua, como instrumento de disseminação de cultura, paz e solidariedade.


Embora seja uma língua criada pelo homem, seu princípio baseia-se em uma ideia genial: ser uma ponte de intercâmbio cultural entre os povos. O esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que auxilia na aprendizagem de idiomas.


Fechando o evento, a apresentação sempre magistral do Coro Filarmônico Ikeda do Brasil cuja performance consolidou o sentimento de renovação dos ideais humanísticos de criação de valores.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI