28 de March de 2014

Paz e Desarmamento

Livro com os resumos das 15 primeiras propostas de paz do dr. Daisaku Ikeda é lançado na ONU

Um livro para a paz no mundo

“Depende de nós construir um mundo sem guerras. Nós desistiremos deste objetivo ou continuaremos o desafio, mesmo que ocorram grandes dificuldades? Neste sentido, o destino do século XXI está em nossas mãos.” (Fragmento de Pensamentos sobre a paz, artigo de Daisaku Ikeda)


Em um grande evento que reuniu diplomatas e intelectuais sobre a questão da paz global e desarmamento, foi lançado no último dia 20 de fevereiro, o livro Fórum para a Paz: Propostas de Daisaku Ikeda para a ONU (Forum for Peace: Daisaku Ikeda's Proposals to the UN), uma coleção dos resumos das primeiras 15 propostas de paz que o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, redige e envia anualmente à Organização das Nações Unidas, desde 1983. O lançamento aconteceu na sede da ONU em Nova Iorque. O patrocinador do evento foi a Aliança das Civilizações, uma iniciativa das Nações Unidas para a edificação de pontes entre as divisões religiosas, culturais e afins. E a SGI, a Inter Press Service e o Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política, os realizadores.


Todos os anos, em janeiro, desde 1983, o dr. Ikeda elabora reflexões acerca dos principais problemas enfrentados pelas nações, com o objetivo de conscientizar os povos sobre a necessidade de se construir uma paz perene no globo. Suas recomendações sobre mudanças globais em áreas como a segurança humana, o empoderamento das mulheres, o desarmamento nuclear e a importância do diálogo como forma de atingir consensos e soluções, são enumerados por ele com a firme determinação no potencial positivo da ONU, como grande interlocutora dos povos da era moderna.


O discurso de abertura ficou a cargo da Prêmio Nobel da Paz, Betty Williams, que elogiou a ênfase consistente do dr. Ikeda no poder das mulheres. “A ONU”, continuou, “embora não seja perfeita, é tudo o que temos em nosso mundo para tentar torná-lo melhor."


O presidente da Assembleia Geral da ONU, John Ashe, enviou uma mensagem lida pelo seu chefe de gabinete, o embaixador Paulette Betel, dizendo que “a construção de um mundo de paz é uma tarefa monumental que não pode ficar apenas nas mãos da ONU”. Ele ressaltou o papel fundamental da sociedade civil nesta grandiosa tarefa.


Especialmente para este lançamento, grandes especialistas nas áreas da educação, desarmamento e diplomacia se juntaram para prestigiar a obra e realizar um painel de discussão intitulado "Cidadania Global e o Futuro da ONU", presidido pelo ex-Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas e embaixador indiano Anwarul K. Chowdhury, que contribuiu ainda com o prefácio do livro.


"Nenhum outro ser humano na história do mundo têm escrito de forma tão consistente e substanciosa sobre o trabalho das Nações Unidas e a maneira de reformulá-lo, como o presidente Ikeda", disse o embaixador Chowdhury durante o lançamento. Segundo ele, “muitas das propostas do dr. Ikeda ao longo dos anos posteriormente refletiram-se no trabalho das Nações Unidas”.


Tariq Hassan, presidente do Conselho de SGI-EUA, leu trechos da mensagem do presidente da SGI para o evento. O dr. Ikeda observou que, em suas propostas de paz anuais, enfatiza a importância de fomentar uma consciência do nosso papel e responsabilidade como cidadãos globais, para conter o impulso em direção a conflitos e divisões. "Construir a solidariedade de cidadãos globais é fonte de esperança para o futuro das Nações Unidas", enfatizou Ikeda.


O editor do livro e diretor do Instituto Toda para a Paz e Pesquisa Política Global, Olivier Urbain, apresentou a obra e seus quatro capítulos principais: A Vida da ONU até sua MissãoUma ONU para a Eliminação da Miséria na TerraA ONU para um mundo sem guerra, e Empoderamento para futuras mudanças.


Disse ter ficado surpreso ao descobrir “uma profunda sensação de esperança", e que, "enquanto tivermos espaço para a criatividade pessoal e para a solidariedade não há nada que o ser humano não possa fazer para vencer."


Outros oradores que prestigiaram o evento: William Gaudelli, professor associado de Estudos Sociais e Educação da Teachers College, da Universidade Columbia, e Monte Joffee, diretor fundador da Escola Carta Renascimento em Jackson Heights, em Nova Iorque.


Forum for Peace: Daisaku Ikeda's Proposals to the UN foi publicado pela IB Tauris. Para os textos completos dos últimos 15 anos de propostas do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, consulte: http://www.sgi.org/sgi-president/proposals/


[Adaptado do relatório do Escritório de Informação Pública da SGI; Foto cortesia de UNAOC / Aaron Fineman e SGI-OPI]


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI