24 de July de 2015

O suave porém vigoroso frescor da juventude

A juventude é a época de desafiar e escolher caminhos

Ah! A expressão da genuína vida dos jovens,
Pura e vigorosamente,
Anunciavam a ascensão do Sol novo e fulguroso. (...)
O ardor dos jovens que se sucedem ilimitadamente,
Emerge como nuvens brancas
Hoje e amanhã também
Lá no azul do horizonte.
(Trecho do poema de Daisaku Ikeda, O Azul é mais Azul que o Anil)


Ser jovem é ter valores, comportamentos, visões de mundo e ideal. Quando o jovem perde ou não desenvolve isso, sua esperança morre. Torna-se um ser vazio, sem perspectivas e sem futuro. A coragem e o vigor da juventude da BSGI é a força motriz que impulsiona cada ação da organização. Contagiando, instigando e inspirando. Em cada canto do mundo da SGI, jovens de todas as etnias se forjam, com o intuito de se tornarem cidadãos globais em um mundo carente de ideais e desta força indomável.


Ser Jovem é ser partícipe. Ser jovem é imergir em um oceano de emoções e sensações, cada dia mais intensas e mais instigantes. Ser jovem é buscar o novo, é estar em contato constante com as energias inovadoras e delas extrair o conhecimento para emergir em meio ao caos e imprimir sua marca.


Não fosse o jovem a humanidade caminharia sempre no mesmo e triste sentido. É o jovem que muda o mundo, que se revolta se indigna. É o responsável por desbravar novos caminhos, muitas vezes penosos mas necessários. Sua paixão pela descoberta, via de regra, o leva ao caos e ao desespero.


Embora isso faça parte do processo, cada jovem integrante da BSGI descobre que cada pedra no caminho não é um muro instransponível, mas uma possibilidade de desafiar-se e, com isso, encontrar uma nova e emocionante aventura! Ele percebe que – como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade – a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Ou seja: muros serão uma constante em suas vidas mas a sabedoria que extrairá de cada pedra retirada da trilha são inestimáveis.


A escola pode não ser a ideal, mas o jovem da BSGI compreende que é parte desse todo e que ela pode contribuir para sua formação desde que não se perca em um mar de lamentações, mas use as dificuldades como mola propulsora para obter seu salto quântico. A sociedade de hoje – um mundo imerso em conflitos e crises econômicas, morais e sociais – não pode e nem deve ser um impedimento para a conquista de seu merecido lugar.


Nos diversos grupos de jovens da BSGI o que se vê é uma multidão de pessoas conectadas, determinadas e comprometidas com o propósito de superarem juntos as suas idiossincrasias. Não é tarefa fácil. Mas, se estivesse só, seria quase impossível. Dentro destes grupos, porém, as diferenças que na sociedade são fatores desagregadores e sectaristas, tornam-se motivo de superação. Um jovem rapaz pobre, afro-descentente oriundo de um núcleo social adverso, é recebido como igual por outro, branco, que estuda em escola particular, cuja família lhe cede um carro último tipo e cartão crédito sem limites. A beleza deste tipo de relação pode parecer piegas em alguns meios, mas na BSGI é vista como algo sublime, fruto dos ideais humanistas que a organização cultiva em cada coração. Em todos os grupos juvenis da BSGI situações como a descrita não são hipotéticas, mas reais!


Que soprem furiosos os ventos!
Que se elevem bravias as ondas!
Eu sou a juventude,
O estandarte escarlate
Que tremula na tormenta.
Nada me intimida,
Nada me derruba.
(Trecho do poema de Daisaku Ikeda, Que Tremule Intrepidamente, o Estandarte dos Jovens!)


O trecho do poema acima é um resumo deste ímpeto juvenil que suplanta a idade cronológica. Jovem é aquele que se mantém apaixonado e viril. Jovem é aquele que se dispõe a ultrapassar seus limites. Jovem é o ser que não deu ouvidos ao veneno dos que tramam contra, mas enfrentam com galhardia as tormentas da vida.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI