16 de October de 2014

O mundo da SGI

Workshop da ONU em Genebra com a participação da SGI

Filipinas promove empoderamento de entidades do terceiro setor

Ações pontuais e regionais são empreendidas pela SGI ao redor do mundo com o propósito de reafirmar posição sobre a disseminação da cultura de paz.


SGI participa de eventos na ONU


Representantes da SGI marcaram presença em importante evento no escritório da ONU em Genebra, Suíça, entre os dias 8 e 26 de setembro. Na ocasião, juntamente com outras ONGs afins, participou de dois eventos públicos para a promoção da educação em direitos humanos: o lançamento de um novo recurso para a web e um workshop para profissionais de mídia.


O workshop ocorreu em 16 de setembro intitulado Educação em Direitos Humanos: profissionais de mídia e jornalistas Faça a Diferença, reuniu cerca de 70 representantes das ONGs participante – organizações governamentais e intergovernamentais – com os profissionais de mídia para explorar formas de execução da terceira fase (2015-2019) do mundo Programa de Educação em Direitos Humanos, que tem como foco este segmento profissional.


Organizado pelo escritório do alto comissariado da ONU para os Direitos Humanos, o novo web recurso O Direito à Educação em Direitos Humanos, registra e descreve todos os compromissos assumidos pelos estados-membros das Nações Unidas, com o objetivo de promover a educação em direitos humanos. Destina-se a servir como uma ferramenta de orientação e defesa para os governos, instituições nacionais de direitos humanos, organizações intergovernamentais e da sociedade civil.


Workshop de entidades do terceiro setor nas Filipinas


A SGI das Filipinas participou de um workshop nos dias 4 e 5 de agosto, intitulado: Dinamizando as entidades do terceiro setor a responder em situações de crise. A iniciativa foi do escritório das Nações Unidas e Organizações Não-Governamentais Internacionais e do Ministério do Exterior das Filipinas. O evento ocorreu no auditório do Ministério na cidade de Pasay.


Representantes de agências governamentais e instituições acadêmicas e mais de 10 entidades afins estiveram presentes. O workshop teve como objetivo empoderar as organizações da sociedade civil para responder proativamente em situações de crise como catástrofes naturais e conflitos armados, oferecendo apoio e local de diálogo à população fragilizada em momentos cruciais.


Noruega promove seminário sobre o restabelecimento das relações sino-japonesas


O protagonismo de Daisaku Ikeda na questão do restabelecimento das relações internacionais entre o Japão e a China na década de 1970 foi o ponto alto do seminário ocorrido em 26 de agosto em Oslo, na Noruega. Intitulado As relações sino-japonesas: caminhos para o apaziguamento de conflitos, foi co-organizado pelo Instituto de Pesquisa da Paz de Oslo e pela Associação da Paz da Noruega.


O seminário reuniu pesquisadores de assuntos sobre a paz de vinte países, demais estudiosos de áreas afins e ativistas da sociedade civil.


Falando sobre o papel da diplomacia cidadã na restauração das relações diplomáticas entre o Japão e a China, a SGI foi convidada a proferir palestra sobre o papel crucial da entidade, sob a liderança de Daisaku Ikeda, na promoção de uma nova ordem nas relações internacionais entre os dois países na era pós Segunda Guerra Mundial até o restabelecimento de laços formais entre os dois países, em 1972.


Foi especialmente destacado o trabalho arduamente construído pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda em 1968 quando redigiu e enviou pessoalmente a Proposta de Normalização das Relações Sino-Japonesas. Também foi enfatizada as ações que se seguiram como os intercâmbios culturais e exposições realizadas por entidades filiadas à SGI – Museu de Arte Fuji de Tóquio e Associação de Concertos Min-On, ambas fundadas pelo dr. Ikeda – para a promoção da compreensão mútua; e o documento assinado em 1985 para trocas anuais entre o Núcleo Jovem da Soka Gakkai e jovens da Federação Nacional de Jovens da China, que facilitou o desenvolvimento da amizade entre os jovens dos dois países.


Em 1990 o dr. Ikeda proferiu um discurso na Universidade de Pequim, que se tornou um marco deste movimento: "Política e intercâmbio econômico são importantes, mas os laços que unem os corações dos povos de ambos os países são ainda mais!”


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI