29 de February de 2016

Núcleo Universitário da BSGI realiza evento inédito

Com transmissão simultânea para 93 pontos em todo o Brasil, reúne líderes universitários para uma grande partida neste ano de 2016

Núcleo Universitário da BSGI realiza evento inédito

Apresentação da Camerata da OFBHI

Cerca de 1400 representantes da liderança universitária de todo o país reuniram-se no final de semana de 13 (Rio de Janeiro) e 14 de fevereiro (São Paulo, transmitido simultâneamente para 93 pontos em todo o país) para uma grande partida do ano. O objetivo foi o de resgatar e compreender ainda mais profundamente o espírito, missão e sentimento de atuação do Núcleo. Baseados nas peculiaridades de cada região buscou-se criar uma sintonia e identidade únicas em todo o Brasil. “E assim, dar uma nova partida nos rumos do Núcleo, assumindo a vitória no estudo, da prática da filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin e no campo acadêmico”, enfatizou Leandro Anzai, um dos coordenadores nacionais do Núcleo Universitário da BSGI.


No sábado, 13, os universitários cariocas realizaram um evento marcado pela emoção e determinação, motivados por depoimentos marcantes. A veterana do Núcleo, Silvana Vicente, relatou sua experiência à frente do grupo. Contou como foi a fundação da divisão e a missão de abrir caminhos no meio acadêmico, criando aliados e levar a luz desta filosofia humanística para os demais setores da sociedade. “Como bons cidadãos humanistas, representem a Soka Gakkai na sociedade”, era o lema criado pelo presidente da SGI e fundador do Núcleo, o dr. Daisaku Ikeda.


Quando de sua quarta visita ao Brasil, o presidente da SGI deixou algumas diretrizes e uma delas era que a BSGI deveria se inserir no contexto social. “O Rio de Janeiro deu o exemplo de como colocar em prática o direcionamento do fundador”, ressaltou Silvana. Após esse acontecimento o Núcleo Universitário passou a tomar a linha de frente dos movimentos sociais da BSGI. E assim, começou o embrião do que é o Movimento Acadêmico pela Paz – MAP, evento que acontece anualmente em todo país, realizado pelo Núcleo Universitário. Em suas palavras, a líder do Núcleo no RJ, Ariana Santos, enfatizou os objetivos: “estabelecer um sólido e perene alicerce do Núcleo no Rio de Janeiro, bem como impulsionar o movimento de Cultura de Paz em terras cariocas. É nossa decisão prosseguir de forma ativa na sociedade, por meio da expansão do diálogo e da atuação abnegada em prol de uma nova civilização global do respeito à dignidade da vida”.


Ao final da atividade todos os presentes tiveram a grata surpresa de saber que os crachás que receberam na entrada fora confeccionado de um papel especial que contém nele sementes a serem plantadas e assim contribuir efetivamente para uma simbólica mas significativa mudança no planeta.


O evento do domingo, 14, em São Paulo foi dividido em dois módulos. O primeiro foi denominado “Momento Jovens Águias”, que consistiu em depoimentos de diversos representantes que relataram suas conquistas ao longo de 2015 e deixaram também suas decisões para este ano de 2016. Foram apresentadas imagens do evento do Rio de Janeiro do dia anterior. Para ilustrar a interação entre as diversas localidades, videos em curta metragem foram transmitidos com depoimentos de membros do Núcleo de outros estados e também de estudantes brasileiros em outros países, intercambistas e alunos da Universidade Soka. Prestigiando todo o evento, o vice presidente adjunto da BSGI, Miguel Shiratori.


O presidente da SGI enviou uma mensagem especialmente redigida para a ocasião que foi lida por André Santana, vice líder do Núcleo de Jovens da BSGI. “Hoje no Japão e no mundo inteiro, os universitários de excelência e de coragem levantam-se em sucessão expandindo a rede de sabedoria jovem (...) De qualquer maneira, na raiz dos tempos caóticos da atualidade, existe a desordem dos pensamentos e da forma de viver. Quão grandiosa é a missão de vocês que, em meio a isso, aprimoram-se, abraçando a mais elevada filosofia de dignidade da vida e a filosofia de vitória da juventude (...) Por favor, como jovens leões de intelecto e coragem, falem da justiça e estendam a rede de vitórias o quanto puderem!”, enfatizou o dr. Ikeda aos universitários.


Produzido para a ocasião foi exibido o vídeo Sou o Sol do Intelecto Soka que Impulsiona a Paz e a Justiça do Mundo, com depoimentos de veteranos sobre coragem e o que é ser universitário. O grupo de tambores (taiko), Soka Yusou Daiko, quebrou o ritmo solene do encontro, contagiando a plateia com a cadência rítmica das batidas enérgicas.
Foi a preparação ideal para o próximo item da programação que exigiu o máximo da concentração. Os vice coordenadores da divisão, Guilherme Assano e Samara Rodrigues, explanaram um dos mais importantes escritos do buda Nichiren Daishonin Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra. Três depoimentos impressionantes deram seqüência, comprovando a veracidade das palavras do texto estudado.


Os coordenadores da divisão, Leandro Anzai e Karen Kumagai, em suas palavras de cumprimento, enfatizaram que a vitória de 2030 (ano em que estes jovens estarão à frente do movimento humanístico da BSGI e da sociedade em geral) inicia-se a partir deste evento.


O evento foi encerrado com os incentivos do vice presidente da BSGI, Miguel Shiratori. Ele contou sua própria experiência quando de sua atuação na Divisão dos Universitários. Enfatizou o empenho empreendido para realizar a “Conferência sobre Direitos Humanos” em Brasília há 20 anos, que teve a presença de autoridades da época. “Tudo o que aplicamos e realizamos foi com base nas orientações, escritos do buda Nichiren e mensagens do dr. Ikeda”, comentou.


Falou que “a filosofia humanística do budismo Nichiren não é para um povo ou nação, mas todos os povos do mundo inteiro. Com ela é possível realizar a paz perene no mundo”. Concluiu dando ênfase em como o Núcleo Universitário tem um elevado potencial para consolidar os ideais da SGI e ressaltou: “Como pessoas de intelecto, dedicar e dedicar, vencer e vencer”.


O evento foi grandiosamente encerrado com a brilhante apresentação da Camerata da Orquestra Filarmônica do Humanismo Ikeda (OFBHI) que arrancou aplausos entusiastas da plateia que, em pé, ovacionou o virtuosismo dos.jovens musicistas do Humanismo.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI