02 de June de 2015

Notícias da SGI

As ações da organização multiplicam-se e as ondas de paz disseminam-se!

Doação da SGI ao Nepal

Exposição no México

Fórum internacional na Costa Rica

O destaque desta matéria vai para a ação humanitária no Nepal, iniciativas da Soka Gakkai da Tailândia e do Japão. A cidade estadunidense de Nova York sediou um diálogo interreligioso para discutir a abolição das armas nucleares. A Universidade das Nações Unidas na cidade de San José, Costa Rica realizou um fórum internacional para celebrar o 15º aniversário do lançamento da Carta da Terra. Um grande concerto interreligioso aconteceu em Luxemburgo com a participação da SGI local. E, a exposição antinuclear, Tudo o que nós apreciamos – por um mundo livre de armas nucleares, foi exibida no Senado mexicano.


Nepal – Em resposta à terrível devastação causada pelo terremoto de magnitude 7,9 que atingiu o Nepal em 25 de Abril e tremores que se seguiram, SGI-Tailândia, e Soka Gakkai no Japão levantaram doações para várias frentes de ajuda nos dias subsequentes ao desastre. No dia 27 de abril, o vice-diretor geral da Tailândia Lin Ting-Fung visitou o Ministério taiwanês de Negócios Estrangeiros em Taipei e fez uma doação de 1 milhão de dólares taiwaneses (US $ 32.642) para apoiar os esforços de socorro no Nepal, coordenados pelo governo taiwanês. Foi a primeira doação recebida por organização humanitária, segundo a vice-ministra Vanessa Yea-Ping Shih, que recebeu a doação.
Na embaixada do Nepal em Bangkok, em 28 de abril, o diretor geral da SGI- Tailândia, Navarat Chinomi, ofereceu outra doação – cerca de 15 mil dólares americanos – para o embaixador do Nepal na Tailândia, Khaga Nath Adhikari. Ao receber a quantia, o embaixador Adhikari expressou seu especial agradecimento à SGI-Tailândia pela resposta rápida à situação dramática em que se encontra o seu país. A SGI-Tailândia vai organizar ainda, a pedido do Ministério da Cultura, um concerto beneficente para arrecadar fundos e mantimentos.
No Japão em 30 de abril, o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, visitou a embaixada do Nepal em Tóquio, e realizou uma doação de 5 milhões de ienes japoneses (US 41.774 dólares americanos) ao embaixador, Madan Kumar Bhattarai. No mesmo dia, o vice presidente Yoshiki Tanigawa visitou a Associação Japonesa para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) escritório em Tóquio e doou outros 3 milhões de ienes (US $ 25,064).


O presidente da SGI, dr.Daisaku Ikeda, enviou uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro do Nepal Sushil Koirala afirmando: "Os meus colegas membros da Soka Gakkai International em todo o mundo e eu estamos oferecendo nossas orações para o repouso pacífico das muitas vítimas que perderam suas insubstituíveis vidas... . Por favor, saibam também, que os nossos pensamentos estão com aqueles que foram salvos desta horrível tragédia, orando por sua segurança e bem-estar. "


EUA, Nova York – "As armas nucleares são incompatíveis com os valores defendidos pela nossa filosofia, fé e tradição: o direito inalienável das pessoas de viverem em segurança e dignidade; os desígnios da consciência e de justiça; o dever de proteger os mais vulneráveis e, para o exercício salvaguarde o planeta para as gerações futuras". Este é o mote do convite enviado a diversos grupos religiosos para discutir o mal das armas nucleares. O evento aconteceu no dia 1º de maio na sede da ONU em Nova York como parte da apresentação oficial da Sociedade Civil no Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Até o momento, a declaração foi aprovada por indivíduos de mais de 50 diferentes grupos religiosos e proeminentes ativistas da paz. A declaração denuncia vigorosamente a necessidade de extinção das armas nucleares no mundo de hoje e critica a grande quantidade de recursos desviados do investimento na genuína segurança humana.


Luxemburgo – Associados da SGI-Luxemburgo, em 22 de março, juntaram-se a representantes das várias comunidades religiosas para a sexta edição do Interfaith Concert. O evento foi organizado pela Ação Groupe Inter-Religiões (Agir), dos quais SGI-Luxemburgo é membro. O concerto contou com performances musicais de diferentes tradições religiosas, incluindo católica, muçulmana, protestante e Bahá'í. O coral do núcleo feminino da SGI-Luxemburgo, contou com o apoio de alguns membros do coro feminino da SGI-Bélgica. As duas músicas apresentadas receberam grande aplauso por parte do público presente.


Costa Rica – A cidade de San José sediou, em 21 de março, o fórum internacional Encontrar sinergias construindo Pontes:. Reorientação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Consumo Sustentável e Cidadania Global na Universidade das Nações Unidas com mandato para a Paz (UPEACE), em comemoração dos 15 anos do lançamento da Carta da Terra. A Carta da Terra é o documento mais importante para o futuro da humanidade. Surgido a partir de uma construção mundial coletiva, a estrutura ética de seu texto visa a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI. O evento foi co-organizado pela Carta da Terra Internacional e UPEACE em colaboração com a UNESCO, o PNUMA eo PNUD e reuniu cerca de 70 pessoas, incluindo indivíduos da rede Carta da Terra, e representantes de governos e do setor público. A SGI foi representada por Hiro Sakurai, do gabinete da SGI na ONU, em Nova York.


México – A exposição antinuclear, Tudo o que nós apreciamos – por um mundo livre de armas nucleares, foi exibida no Senado Federal mexicano, de 24 a 27 de fevereiro. Na abertura da exposição foi incluso também o “Tratado de Tlatelolco” (Proscrição das Armas Nucleares na América Latina, de 14 de fevereiro de 1967), que completou 48 anos de existência. Esta exposição foi organizada pela SGI-México em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores do Senado mexicano, com o objetivo de obter a abolição das Armas Nucleares na América Latina e Caribe pelo seu apoio. O evento atraiu mais de 150 pessoas na cerimônia de abertura, incluindo o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado mexicano Cuevas Baron, o ministro dos Negócios Estrangeiros José Antonio Meade, José Antonio Meade Kuribreña do OPANAL, Patricio Lopez Araujo embaixador, o secretário-Geral Louise Felipe Macedo Soares OPANAL, e o diretor da SGI-México Roberto Rios. Embaixadores de outros países como Haiti, Nova Zelândia, Uruguai também estiveram presentes.
O presidente da SGI, dr.Daisaku Ikeda, enviou uma mensagem para a ocasião em que enfatizou seu apoio aos países que defendem a abolição das armas nucleares, ou que solidarizam-se com a posição de repensar a energia nuclear como matriz energética. Sua preocupação se baseia na nefasta destruição em massa que as armas nucleares pode provocar. Ele ressaltou que o diálogo e a reflexão conjuntas podem ser um importante ponto de partida para livrar o mundo desta ameaça.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI