13 de October de 2020

Mestre e discípulo

O legado do mestre chega ao discípulo e este supera todas as expectativas!

A chave simboliza mudança, tanto abertura como fechamento. Nesse caso é o momento da transição do mestre para o discípulo

De 1947 a 1960 – ano da posse de Daisaku Ikeda à terceira presidência pouco mais de 12 anos se passaram. Josei Toda liderou a Soka Gakkai até seu falecimento em 1958, após edificar as bases sólidas de uma organização sem igual em todo o Japão. Naquela ocasião, toda a nação nipônica se perguntava se a Soka Gakkai resistiria ao seu passamento. Não sabiam, entretanto, que Toda vinha preparando seu sucessor e que em 3 de maio, Ikeda se tornaria o terceiro líder daquela organização.


Foi por meio das talentosas e abnegadas mãos do jovem Ikeda, a Soka Gakkai lançou as bases para se tornar mundial.


Uma ocorrência importante marca a história da Soka Gakkai: a pulsante e estreita relação de mestre e discípulo. Uma profunda ligação de vida a vida de seus três primeiros líderes, Tsunesaburo Makiguti, Josei Toda e Daisaku Ikeda é o singular exemplo de conduta a todos os integrantes.


E o dia 3 de Maio é o marco dessa relação de mestre e discípulo. O segundo presidente Toda acompanhou o fundador Makiguchi e minetizaram-se como corpo e sombra. Assim como Toda, Ikeda viveu junto a seu mestre decidido a não apenas vivenciar o ideal, mas construir o sonho de uma sociedade igualitária pelo seu mestre.


Foi em 3 maio de 1951, que Josei Toda assumiu a segunda presidência da Soka Gakkai. E, exatos nove anos depois, em 3 de maio de 1960, Daisaku Ikeda assumia o lugar de seu mestre, como terceiro presidente, dando um grande impulso à organização, concretizando os ideais de Toda. Os corações de ambos eram realmente um só.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI