02 de September de 2015

Líderes de uma Nova Era!

Coordenadoria Cultural da BSGI promove Conferência de Líderes

O presidente da BSGI, Julio Kosaka incentiva os membros da CCult

Uma das rodas de discussão durante a Conferência

Uma lua cheia sem igual destacava-se sobre as árvores da mata preservada do Centro Cultural Campestre da BSGI na noite do último 1º de agosto. Integrantes das comissões de preparativos da 5º Conferência da Nova Era de Líderes da Coordenadoria Cultural foram recepcionados por este cenário paradisíaco, anunciando que o dia seguinte seria realmente especial. E, para impactar os demais participantes, na alvorada do domingo 2, uma lua branca e redonda ainda se exibia encantadora! “Foi um evento realmente incrível. Inesquecível!”, exclamou Leila Xavier, integrante do Departamento de Comunicação que participou pela primeira vez de uma conferência de líderes da Coordenadoria Cultural.


A atividade teve início no dia 1º de agosto, sábado à tarde, com a visitação dos líderes da CRJ e CRE na nova sede das Coordenadorias Cultural e Educacional, localizada no bairro da Vila Mariana em São Paulo. Neste dia também, o Departamento de Artistas promoveu um Curso de Aprimoramento para todos os seus 56 líderes de todo o Brasil.


E, no domingo, a 5º Conferência da Nova Era de Líderes da Coordenadoria Cultural teve início com uma abertura cujo objetivo foi aflorar sensorialmente, as mais profundas emoções, por meio de imagens, música e texto integrados. Divididos em grupos heterogêneos, cada grupo composto por integrantes de diferentes departamentos e núcleos, foram discutidas e pontuadas sugestões práticas para incrementar a atuação dos membros da Coordenadoria junto à sociedade e em meio aos Núcleos de Bairro da organização, objetivando contribuir efetivamente para o desenvolvimento da BSGI.


“Façamos desta conferência, em que foram colocadas em discussão, diversas formas práticas de atuação, o sentimento de promover a filosofia humanística. A criatividade somada a um puro coração é o que garante resultados concretos”, destacou em sua fala, Antonio Nakamura, coordenador cultural da BSGI.


Presente ao evento, em suas palavras o presidente da BSGI, Júlio Kosaka, enfatizou: “Caminhos equivocados vão surgir na vida de cada um. Mas se nunca perder o caminho do humanismo, nunca se encontrarão sem saída. (...) A Coordenadoria Cultural é composta por integrantes com formações diferenciadas, porém seja qual for a especialidade, nossa missão de vida é propagar a Cultura de Paz a toda a sociedade”.


Durante o evento, objetivos de cada participante foram inseridos em uma cápsula do tempo a ser aberta em 2030. E, como meio de materializar plasticamente o compromisso de todos neste dia, um painel de dois metros quadrados, tendo ao centro a palavra PAZ, foi colorido conjuntamente por mãos impressas nas cores primárias – azul, amarelo e vermelho – que representam também as cores da SGI.


Ao todo, cerca de 200 líderes participaram da conferência e selaram o compromisso de disseminarem a Cultura Humanística de Paz da SGI, atuando como dignos integrantes da Coordenadoria Cultural, comprometidos em desenvolver o kosen-rufu e conquistar a paz perene a partir do desenvolvimento de cada um.


Coordenadoria Cultural da BSGI  


Proporcionar o acesso à cultura, por meio de ações que beneficiem a sociedade de uma maneira geral, de forma a contribuir efetivamente para a criação de valores humanos em prol de uma Cultura de Paz focada no Humanismo. Esta é a essência da Coordenadoria Cultural, fundada em 27 de fevereiro de 1984. Desde então, seus integrantes vêm empenhando-se no desenvolvimento de projetos que fomentem os laços de união entre profissionais, cada qual pertencente a um setor específico, forjando-se a si próprio como protagonista de uma nova era voltada à consciência da busca por uma paz perene.


A Coordenadoria promove atividades que expressam os ideais da filosofia humanística com enfoque em cada área de atuação. Dessa forma, ao reunirem-se em departamentos específicos, profissionais de áreas afins, obtém-se por meio da troca de experiências, uma melhor abordagem e multiplicação de esforços, bem como o alcance desses empreendimentos.


Outro ponto que norteia a Coordenadoria Cultural é o ideal de cidadania global – indivíduos imbuídos pelo forte sentimento de respeito à vida e motivados pelo senso de responsabilidade para com a criação de uma sociedade global pacífica e justa para todos.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI