08 de July de 2022

Juventude Soka: rumo à agenda 2030!

“Assim como a brisa da primavera desperta novos e tenros brotos verdes, o encorajamento sincero pode derreter um coração congelado e infundir coragem. É o meio mais poderoso de rejuvenescer o espírito humano.” (Daisaku Ikeda)

Monique Tiezzi: consciência de que é parte essencial da mudança

A epígrafe acima descreve com precisão o sentimento que move a Juventude Soka, rumo a um futuro mais promissor e esperançoso. A líder nacional desse grande grupo de jovens é Monique Tiezzi. “Nossos integrantes vêm atuando no sentido de difundir os ideais Soka em cada pedaço desse país”, inicia Monique.


Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo – USP com experiência acadêmica internacional na França e mestrado em Ciência Política também pela USP, atuou como voluntária da ONU na Comissão Nacional da Verdade e atualmente é colaboradora do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP. Todo esse conhecimento lhe trouxe a segurança para liderar uma multidão de jovens idealistas espalhados pelo Brasil. “Seguimos a diretriz norteadora deixada pelo 2º presidente da Soka Gakkai, [o educador] Josei Toda”, enfatiza. Segundo o professor Toda, se criar um grupo de jovens de 100 mil idealistas e atuantes, a nação pode ficar tranquila que alcançará a estabilidade e a paz.


“Nosso objetivo é trabalhar algo que ficou bem prejudicado, esquecido mesmo, ao longo dos dois últimos anos: as relações humanas”, continuou Monique. Uma das frases eternas da Juventude Soka é: o que constrói a Nova Era é a força e a paixão dos jovens. “Isso significa que o vigor, a energia e o idealismo são virtudes próprias da juventude, independentemente da idade”, explica. A BSGI incentiva seus integrantes a ultrapassar a barreira da idade, muito espelhados em seu líder, o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, um jovem longevo, no alto de seus 94 anos, mantém-se ativo, atuante e inspirando seus milhares de jovens sucessores em todo o mundo.


Embora a Juventude Soka de fato seja composta por diferentes gerações (cringe ou millennials, Z, Alpha) o que os conecta é o desejo por mudança, por se reconectar com um mundo cujo “normal” muda a cada hora transcorrida e o que hoje é verdade em pouquíssimo tempo passará a ser ultrapassado. “Nossa Juventude Soka busca se desenvolver, tornar-se melhor a cada dia, por meio de relações que geram ações positivas, causando uma onda de otimismo e esperança”, contou a líder dos jovens da BSGI.


Em recente mensagem do dr. Ikeda a esses jovens, ele solicitou que cada integrante estude de forma a evidenciar a “sabedoria do budismo que é a própria sociedade”, de forma alegre como o sol e corajosa como o leão, demonstrando o budismo na própria vida. “Quanto maiores as dificuldades em tempos turbulentos, mais profunda é a missão de vocês. Por favor, desenvolvam-se como líderes da justiça e da paz em prol de seus amados pais, das pessoas, da sociedade e do futuro do mundo”, finalizou Ikeda.


Jornada da Juventude Soka – Curso de Primavera


Em setembro, representantes da liderança da Juventude Soka de todo o Brasil se reunirão no Centro Cultural Campestre da BSGI, localizado na cidade de Itapevi na Grande São Paulo, para um final de semana de um Curso de Primavera que vai emocionar, inspirar e impulsionar cada participante rumo a Agenda 2030. “Esse será o ponto de encontro de jovens da nossa geração, que desejam contribuir com a mudança positiva da humanidade a partir da sua própria revolução humana, pois SOKA, de Soka Gakkai, é a força para criar valor em nossas vidas a cada acontecimento”, enfatiza Monique. Segundo ela, toda a programação do evento está voltada a proporcionar interação, troca de experiências, apresentações culturais, amizade, estudo e de muita reflexão.


São quatro os pilares norteadores da Agenda 2030 dos jovens da Soka Gakkai do Brasil:



A partir desses, cada integrante se engaja em ações voltadas à construção desses pilares. “Os jovens da BSGI sabem que o caminho para transformar o mundo é a autorreforma que chamamos de revolução humana. A partir da mudança individual, cada indivíduo muda seu entorno, tornando suas comunidades lugares mais harmoniosos, humanos e dignos. Cada um têm a consciência de que é parte essencial da mudança!”, finalizou Monique.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI