13 de May de 2020

Integração da Rede Virtual Soka

Mais de 2500 núcleos de bairro conectados à rede humanística de respeito à dignidade da vida

A família de Samantha Barros Roiffé – Luiz Felipe (marido), Nicolas, Nicole e Izabele (bebê no colo) - assistem entretidos à reunião virtual

Carlos Alves:"a grande rede de solidariedade Soka não se romperá seja qual for a dificuldade"

Encontro virtual: espaço de convivências e trocas filosóficas

A BSGI é composta por pessoas de todas as idades, de todas as camadas sócio-econômicas, de diversas formações culturais e acadêmicas e todas com um sentimento comum: o sincero desejo de ser protagonista de sua vida e compartilhar as vivências com a humanidade, com humildade e altruísmo. No Brasil todo, nesse último final de semana de abril, cerca de 2500 Núcleos de Bairro se conectaram à recém criada Rede Virtual Soka.


Desde o início do isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, a BSGI suspendeu as suas atividades presenciais por entender que seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é estar em consonância à sua diretriz máxima: o respeito incondicional à dignidade da vida.


Porém, a rede de solidariedade e humanismo Soka não parou. Todos os recursos tecnológicos possíveis foram disponibilizados para que surgisse a Rede Virtual Soka, a partir de uma plataforma especialmente construída em tempo recorde à disposição de todos os Núcleos de Bairro para que estas realizem seus encontros semanais e mensais. A coordenadora do Núcleo Feminino da BSGI, Meiry Hirano, ressaltou: “a Rede Virtual é uma preciosa oportunidade para encontrar com os membros. Os jovens estão mais acostumados, mas para nós foi realmente um grande desafio. Tenho certeza de que vamos sair dessa pandemia mais conectados, com novo aprendizado, e usando melhor essa ferramenta”. Ela também comentou sobre as grandes possibilidades que o aplicativo proporciona ao conectar pessoas de todos os recantos desse imenso país.


O desafio de integrar mais de 200 mil membros nos encontros virtuais não é tarefa fácil. Embora muitos detenham o conhecimento tecnológico, principalmente os mais jovens, para milhares de usuários a tarefa não se mostrou assim tão simples. Há quem mal sabia direito como usar o aparelho celular. De Pernambuco vem um exemplo sobre isso. Wendell Figueiredo Santos, líder distrital do Núcleo Jovem, não somente auxiliou na produção de todo o encontro, como realizou todo o conteúdo uma segunda vez para contemplar duas senhoras que, por conta da dificuldade na conexão, não conseguiram chegar a tempo. Wendell, calma e pacientemente, ajudou ambas a ingressarem na Rede. A felicidade da conquista das duas mulheres era visível em seus semblantes.


“Hoje vivemos em um cenário totalmente novo, onde não podemos nos encontrar pessoalmente com nossos companheiros. Mas é um grande privilégio que todos nós, membros da SGI, possamos nos conectar com os membros da organização por meio da Rede Virtual Soka”, declarou Samantha Barros Roiffé, líder de um Núcleo de Bairro também do estado de São Paulo.
Embora existam ainda muitos integrantes que não conseguiram se juntar à Rede, boa parte está conectada e se diz maravilhada com as possibilidades que a internet oferece. Pouco a pouco e com a ajuda da juventude Soka, que já veio ao mundo dotada de talento natural para os ambientes online, os membros se decidem por desafiar seus bloqueios e navegar pelas fascinantes possibilidades que a internet oferece.


Sobre essa questão, a atriz e arte educadora Ju Colombo ressalta a capacidade ilimitada do ser humano quando é confrontado com uma realidade adversa. “Como a SGI é um celeiro de criação de valores, somos estimulados a enfrentar e vencer todos os obstáculos. Uma realidade como a atual que poderia ser um impedimento, ao aceitar o desafio, novos caminhos criativos surgem. Sinto-me vitoriosa por poder fazer parte disso!”, exclama.


Uma das atividades mais tradicionais de toda a SGI no mundo é a visita familiar. É por meio dessa ação que os integrantes Soka estabelecem um vínculo estreito, de vida a vida. Quando da impossibilidade de se realizar essa importante e crucial atividade o que ocorre é a reinvenção e a ressignificação da mesma. “Outro dia, liguei para uma companheira que há muito não vinha às reuniões, mesmo antes do isolamento social. A felicidade da voz que ouvi me encheu de emoção! Ela contou que estava assustada, se sentindo sozinha e angustiada. Consegui incentivá-la e aplacar um pouco sua aflição. Ao final ela me agradeceu muito”, contou Elisabete Yoshida, líder de um Núcleo Regional do interior de São Paulo.


“Aprendi com a família Soka a importância de estar presencialmente com as pessoas. E tenho comprovado com as visitas familiares virtuais a importância desse encontro de vida a vida. O fortalecimento para relações humanas são assim”, explica o fotógrafo Carlos Alves do Rio de Janeiro, que lidera um dos Núcleos de Bairro.


O estudo da filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin é outra das prioridades da Rede Virtual Soka. Todas as semanas a liderança dos Núcleos vem se empenhando com criatividade para abordar os temas sugeridos. Um exemplo disso é o depoimento emocionado da liderança de um Núcleo Distrital de Sergipe: “Neste momento difícil de pandemia, estamos zelando por nossos membros, como humanistas que somos, por meio do estudo da filosofia do budismo (..). E são reuniões como essa que mostram o verdadeiro sentido de estarmos unidos pelo coração, embora fisicamente distantes”. Para a jovem advogada Priscila de Souza Feitosa da Paraíba, durante esse período de isolamento social as oportunidades de estudar a filosofia online trouxeram momentos bastante proveitosos. “Houve discussão em grupo e cada participante apresentou parte do contexto que mais a impactou, trazendo-a para o dia a dia”, conta. No decorrer, a liderança lançou perguntas para gerar interação que culminou num tema para o encontro seguinte. “Foram encontros muito proveitosos, pois senti que o isolamento social fez as pessoas buscarem mais as respostas para as questões da vida por meio do estudo do budismo, em especial para ultrapassar esse momento de pandemia e transformação social que todos estamos vivendo”, completou Priscila.


A capacidade do ser humano de se adaptar e suplantar suas dificuldades é imensa. Mais ainda quando há a disposição de solucionar, não apenas as suas dificuldades, mas também e principalmente as dos demais. O carioca Carlos Alves teve sua própria e grave dose de desafio. “Mesmo tomando os devidos cuidados peguei uma forte gripe abrangendo todos os sintomas da Covid-19, exceto falta de ar. Foram dias difíceis com febre, tosse, dores e uma sensação de impotência diante da situação”, contou. Além dos sintomas, sua preocupação tinha razão maior de ser devido à condição de hipertenso, um dos fatores de risco para a doença. Mesmo diante desse quadro, não se abateu e decidiu empenhar-se para o engajamento à Rede de todos os integrantes de seu Núcleo de Bairro. “Foi um desafio, mas também uma alegria muito grande poder rever minha família Soka na telinha do celular. Tenho certeza de que a grande rede de solidariedade Soka não se romperá seja qual for a dificuldade. Esse profundo laço não só nos une, mas também nos fortalece cada vez mais!”, finaliza.


Aplicativo que integra a Rede


Importante elo de integração ao estudo da filosofia e que fornece diversas possibilidades de incremento aos encontros da Rede é o aplicativo BS+. Desde antes da decretação da quarentena, o app está disponível gratuitamente tanto para sistema Android (Smartphone), quanto para IOS (Iphone).


O BS+ é um aplicativo disponibilizado pela Editora Brasil Seikyo, empresa que publica o jornal impresso semanal de mesmo nome, as revistas mensais Terceira Civilização e Dez (infanto-juvenil), livros e apostilas, materiais essenciais para as atividades promovidas pela BSGI.

Voltar para o topo

Outras notícias

May de 2020

April de 2020

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Newsletter

Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI