24 de March de 2015

Ideias que mudam a história

Muitas são as listas de ideias para mudar o mundo. Estas são apenas algumas das nossas!

Criatividade e ousadia são as marcas dos que mudam a história

Cada segmento tem a sua lista. Advogados, médicos, ambientalistas, economistas, educadores. Neste mês em que a SGI – entidade que congrega instituições filiadas em 192 países e territórios do mundo, inclusa a BSGI – comemora o 16 de março como o dia da Paz Mundial, preparamos uma pequena lista. A diferença: são ideias, mas não simples utopias, os membros da SGI vêm colocando cada uma delas em prática, construindo sonhos, transformando suas realidades e mudando o mundo há mais de sessenta anos!


Cidadãos comuns de todo o planeta perguntam-se: como contribuir para o desenvolvimento de minha localidade? Porém, tal questão fica apenas no achismo. Cerca de 12 milhões de pessoas no mundo não acha, SABE e faz, em vez de apontar o dedo para os outros e reclamar, pois sabem que a mudança efetiva vem da ação.


Palestras – As palestras da BSGI são encontros de vida. Cada um desenvolve a sua própria retórica, sem dogmatismos, com o único propósito de inspirar pessoas. Todas as semanas, 2500 núcleos de base promovem seus encontros em todo o Brasil. Pessoas de todas as idades sem distinção de qualquer tipo são convidadas a participar. Uma vez ao mês um encontro mais elaborado é produzido para que cada integrante tenha a oportunidade de protagonizar, desenvolvendo-se a partir de seu próprio esforço.


Arte em profusão – A vivência artística oferece ao indivíduo a ampliação de horizontes de mundo. Desenvolver a sensibilidade para ver além de suas próprias esfera de vida é o objetivo de toda atividade artística. Embasados na filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin, cada integrante de grupos artísticos da BSGI desenvolve suas percepções de mundo ao mesmo tempo que compreende que somos todos membros da mesma família humana, não apenas um indivíduo distinto em meio a uma sociedade hostil cujo único propósito é a sobrevivência. A arte para nós e parte de cada um e um meio de nos tornarmos seres humanos plenos.


Vida-a-vida – Na BSGI cada um é parte integrante e imprescindível de um todo. Todos são ímpares e insubstituíveis e por isso os diálogos de vida-a-vida são essenciais. Todos os associados dedicam-se a visitas domiciliares aos companheiros em dificuldades – doença, problemas financeiros, luto, desarmonia, solidão – não importa a causa ou a condição, os diálogos de vida-a-vida são a base dos esforços para auxiliar cada integrante a encontrar o seu caminho e a sua missão.


Educação humanística – Partindo do princípio que o aprimoramento deve ser constante, em todas as atividades da SGI no mundo está intrínseco o esforço de oferecer subsídios para uma educação verdadeiramente humanística. Seja no combate ao analfabetismo funcional, auxílio no estudo da filosofia, pesquisa de temas para as palestras e encontros etc. Toda ação é focada no humanismo.


Adaptabilidade – A busca por um ideal perpassa um sem número de etapas que começam, se desenvolvem e terminam em um processo de adaptabilidade a todas as situações. Sejam quais forem os objetivos uma regra é imutável: as dificuldades que toda meta encontra. Para tanto, no mundo da BSGI todo integrante é instado a desafiar limites de forma a não se deixar vencer mesmo em meio à mais desastrosa tormenta. Isso porque é disso que se forjam os mais fortes: cada dificuldade vencida fortalece o ser e o ensina a sempre buscar mais e melhor.


São apenas algumas das ideias. Temos outras, muitas mais. Na verdade, cada um dos 12 milhões de associados no mundo traz um ingrediente a mais para fomentar esse caldeirão de possibilidade positivas para a mudança efetiva do mundo. E o que é melhor: aberta à participação de todos, sem qualquer distinção. É só chegar, entrar e participar! Venha ampliar a nossa lista com suas ideias e ações!

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI