09 de October de 2017

ICAN é o Prêmio Nobel da Paz de 2017

Presidente da SGI aplaude prêmio, pois este fato marca uma nova fase na busca por um mundo livre das armas nucleares

Um mundo sem guerras e congregado em torno de um ideal humanístico: cerne das ações da SGI

Daisaku Ikeda, presidente da associação budista Soka Gakkai Internacional (SGI), parabenizou a ICAN (Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares) pela outorga do Prêmio Nobel da Paz 2017. Ele ressaltou: "Este reconhecimento é uma fonte de encorajamento profundo para todos os que trabalham pela eliminação de armas nucleares, em particular a Associação dos Hibakusha [entidade que congrega os sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki e seus descendentes]e os membros da sociedade civil global que compartilham laços de solidariedade com eles. ... A escolha do Prêmio Nobel da Paz para a ICAN é motivo de alegria incomparável ".


Desde a fundação da ICAN em 2007, a SGI orgulha-se de trabalhar como um dos parceiros internacionais do movimento para a materialização de um mundo livre de armas nucleares.


Em particular, a SGI colaborou com a ICAN para produzir materiais educativos, como a série de entrevistas curtas com mulheres hibakusha apresentadas em DVDs, Testemunhos de Hiroshima e Nagasaki: Mulheres falam sobre a Paz, criadas em 2009; a exposição voltada à conscientização, Tudo o que Você Valoriza – Para um mundo livre de armas nucleares, de 2012, que foi exibido em 79 cidades de 19 países do mundo e, em setembro deste ano, na produção de um pequeno filme de anime destacando a importância do Tratado de Proibição de Armas Nucleares promulgado de forma inédita pela ONU este ano fato que movimentou e encheu de esperança todos os movimentos humanitários que lutam por uma paz perene (veja https://goo.gl/ouqidR).


A SGI está empenhada em continuar a sua perseverante luta pela abolição dessas armas tão desumanas. O dr. Ikeda enfatiza: "A adoção do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares e a marcante concessão desse Nobel da Paz ao ICAN, consolida a abertura de uma nova fase no esforço congregado de abolir as armas nucleares. Trata-se de uma onda crescente de energia e compromisso".


A diretora executiva da ICAN, Beatrice Fihn, comentou em uma entrevista no momento do anúncio do Tratado: "A SGI tem sido um dos nossos maiores parceiros nesta luta e suas perspectivas baseadas na crença em valores humanos são extremamente importantes, pois há uma razão moral acerca do motivo pelo qual estamos realizando nosso trabalho".


Soka Gakkai International (SGI) é uma ONG global baseada na filosofia humanística do Budismo de Nichiren Daishonin que congrega uma imensa comunidade global com mais de 12 milhões de associados. A SGI vem empenhando-se para a abolição das armas nucleares há 60 anos, desde a Declaração para a Abolição de Armas Nucleares proferida pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, em 8 de setembro de 1957.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI