16 de December de 2014

Educação habilidosa

“Tudo muda em torno de um novo comportamento que reverbera”

Público presente ao evento de lançamento

“Quando definimos educação como atividade que desenvolve o talento e o caráter do ser humano, permitimos que ela não fique de forma alguma restrita à sala de aula, mas que se torne uma missão que deva ser cumprida e realizada por toda a sociedade. Devemos neste momento retornar ao propósito original da educação – a felicidade duradoura das crianças – e refletir sobre o estado de nossa sociedade e sobre o nosso modo de vida.” Daisaku Ikeda


 


Trinta anos se passaram desde o início desta jornada permeada de muitos percalços, mas também de muitos aprendizados. O caminho da educação genuinamente humanística, só pode ser percorrido por pessoas realmente imbuídas de amor incondicional pela dignidade da vida, em todas as suas acepções. Pois é por meio da educação que se permite conhecer e se apropriar do mundo e a cultura como uma rede entrelaçada de saberes, emoções em torno de uma sociedade, comunidade ou país. A partir de vivências e estudos a Coordenadoria Educacional da BSGI produziu o livro A Arte da Educação Humana Habilidosa – Práticas Educacionais com Base no Humanismo Ikeda no último dia 18 de novembro, no auditório do Centro Cultural dr Daisaku Ikeda da BSGI, em São Paulo.


O objetivo é inspirar nos leitores atitudes humanistas no processo de ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, promover a formulação de bons valores intrinsecamente humanos dentro de si e de outros, fundamentando o contexto teórico-pedagógico e filosófico. A fundamentação pedagógica baseia-se nas ciências da Educação, e a fundamentação filosófica é baseada nos ensinamentos do Sutra do Lótus, nos escritos de Nichiren Daishonin e do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, além de outros autores no campo da filosofia pertinentes ao tema e à área.


São oito grandes histórias de superação, amor, dedicação e forte senso de propósito onde educadores e pais conseguiram grandes transformações nas crianças e nas famílias com melhorias na aprendizagem, sem exceção, comprovando que e emoção e razão estão interligadas, e que o bem estar promove a felicidade, a inteligência e bons relacionamentos. Tudo isto fundamentado nas ciências, na filosofia e nos estudos budistas.


Foi um convite nosso para as pessoas colocarem as suas vidas no papel e com isto colocar “papel na vida”, como o propósito de multiplicar estes valores. Foram coletados uma centena de relatos e, pela excelência e ineditismo, para compor esta obra foram selecionados oito:



Em cada história: “Tudo muda em torno de um novo comportamento que reverbera”. Esta é primeira lei sistêmica desta incrível filosofia humanista. Simples assim e bastante poderosa.


Esta obra é, portanto, um convite aos que buscam por uma nova possibilidade, caminhos inovadores se descortinando e multiplicando-se por salas de aula, pátios, jardins, praças, ruas e avenidas. Por uma educação que realmente transforme e contribua para a formação de uma geração de novos cidadãos plenos e prontos para os desafios desta nova era.


A Arte da Educação Humana Habilidosa – Práticas Educacionais com Base no Humanismo Ikeda pode ser adquirido pelo site da livraria Pearl: www.livrariapearl.com.br

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI