30 de May de 2022

Direitos Humanos em livro

A Cátedra Daisaku Ikeda do Centro Universitário de Valença celebra os seus três primeiros anos com uma grandiosa obra acadêmica

Evento contou com a participação do magnífico reitor José Rogério Moura de Almeida Neto e do presidente da BSGI, Miguel Shiratori (na foto, fazendo uso da palavra)

Foto comemorativa oficial do lançamento do livro Direitos Humanos

Num momento delicado do mundo, em que os direitos de cada ser humano parecem estar sendo postos em dúvida, o lançamento de um livro sobre o tema Direitos Humanos é um libelo e uma esperança de dias melhores. A Cátedra Daisaku Ikeda que estuda o tema no curso de Direito do Centro Universitário de Valença (UNIFAA) lançou a obra Direitos Humanos na última sexta feira, dia 27 de maio, com a presença do magnífico reitor professor doutor José Rogério Moura de Almeida Neto, demais autoridades acadêmicas e do presidente da BSGI, Miguel Shiratori, representando o dr. Daisaku Ikeda. Sincronicamente, o evento se deu na mesma data em que há 47 anos, o dr. Ikeda recebia seu primeiro título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Moscou.


O coordenador do projeto científico-editorial, professor doutor Cleyson de Morais Mello que também é o coordenador do curso de Direito do UNIFAA, explicou a obra composta por 25 artigos científicos, resultantes de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso na área da educação e dos direitos humanos desenvolvidos por professores e alunos da graduação. “Temos certeza de que as atividades acadêmicas desenvolvidas na Cátedra Daisaku Ikeda de Direitos Humanos, desde a sua fundação, impactam de forma invulgar na vida dos nossos alunos e na formação de valores humanos de solidariedade, cooperação, ética e respeito”, enfatizou o coordenador da obra.


Para o atual reitor, prof. dr. José Rogério Moura Almeida Neto, os trabalhos desenvolvidos pela Cátedra são motivo de grande júbilo por parte de toda a comunidade acadêmica. Ressaltou as ideias sincrônicas entre a instituição que preside e a Universidade Soka, fundada pelo dr. Ikeda. Educação de qualidade e defesa dos direitos humanos são pilares da construção de qualquer projeto civilizatório e tanto a UNIFAA como as escolas do Sistema Soka possuem grande ênfase nesses aspectos. Segundo o dr. Almeida Neto, “junto à BSGI, somos mais fortes. Mãos estendidas, corações alinhados e conhecimento em prol da cultura de paz nos anima a prosseguir instigando nossos estudantes para valores maiores”.


Ao fazer uso da palavra, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, representando o dr. Ikeda, proferiu a leitura da mensagem enviada pelo homenageado. Shiratori iniciou lendo uma mensagem de solidariedade quanto às tragédias recentes, pandemia da covid-19 e as fortes chuvas que resultaram em tragédias no estado do Rio de Janeiro. “manifesto meus profundos sentimentos aos senhores que estão enfrentando sérios desafios. Desejo que avancem com o coração repleto de ilimitada esperança”.


A mensagem inicia relembrando a ocasião em que se encontrou com o antigo reitor, prof. dr. Antônio Celso Alves Pereira, que é também o idealizador da Cátedra. Esse fato se deu em abril de 1998, no Japão. “Embora tenha se passado quase um quarto de século, o fato de manter uma amizade que compartilha o mesmo ideal educacional no Brasil, localizado no lado oposto do planeta, faz meu coração transbordar de alegria”.


Prosseguindo, Ikeda manifestou seu “sincero desejo de que a Cátedra Daisaku Ikeda e seu primeiro fruto sejam fonte de inspiração para que o Centro Universitário de Valença alcance ainda mais sucesso no mundo acadêmico do Brasil e abracem o futuro de esperança para o país, formando incontáveis defensores da cultura e da paz”.


Finda a cerimônia oficial, o presidente da BSGI e o reitor da UNIFAA participaram da sessão de autógrafos no final da solenidade. Além das 40 pessoas presentes no auditório, o evento teve a audiência de 680 conexões na transmissão ao vivo. No encerramento, o reitor José Neto exclamou com emoção, “o exemplo do dr. Daisaku Ikeda deve nortear nossos estudantes de direito e de todos que lutam por uma sociedade melhor, que acreditam em um mundo melhor, um mundo mais equilibrado e feliz. [Temos] muito a agradecer a essa figura ímpar nos nossos dias, uma grande inspiração”.


 


Box


O que é uma Cátedra


De origem latina (cathedra), o termo Cátedra em universidades é utilizado para denominar tanto os docentes, como uma disciplina extracurricular cujo conteúdo tem a ver com ideias ou produção científica de determinada personalidade de notório saber em sua área de atuação.


Daisaku Ikeda é uma personalidade internacional de reconhecida relevância no campo das relações internacionais, direitos humanos, educação e estudos para a paz. No mundo há dezenas de Cátedras Daisaku Ikeda em diversas universidades em praticamente todos os continentes que produzem conhecimento científico nessas áreas.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI