10 de February de 2017

Colégio Soka do Brasil inaugura sua sede própria

Quinze anos após o início dos trabalhos, a instituição marca presença forte com o início do Ensino Médio de certificação internacional

Momento do descerramento da placa com a dedicatória do fundador dr. Daisaku Ikeda

Fachada do prédio inaugurado: tecnologia em prol da sustentabilidade

Presidente da BSGI, Julio Kossaka: emoção e orgulho pelo empreendimento grandioso

Estudantes Soka em momento de júbilo: crianças felizes enquanto estudam

No último dia 19, quinta-feira, foi inaugurada sede própria do Colégio Soka do Brasil, com a presença de ilustres personalidades das artes e educação. O ensino Soka é uma marca quase centenária. Chancela empreendimentos educacionais pelo mundo, que vão do Infantil às conceituadas Universidades Soka, no Japão e na América. No Brasil está presente há 15 anos, valorizando esse bem sucedido modelo educacional baseado na criação de valores humanos. Esta construção é fruto da doação abnegada de 70 mil associados da BSGI.


Em sua mensagem escrita especialmente para a ocasião, o fundador do Sistema Educacional Soka enfatizou que “os estudantes Soka são a minha vida, enquanto eles se desenvolverem, a esperança da humanidade será infinita”. Ele continua ressaltando sua esperança em um vasto futuro que se descortina diante de cada aluno, “que enaltecem o pulsar vibrante da vida em formação”, e solicita ainda que cada estudante jamais se esqueça do “para que” estudam e “que trilhem uma juventude invencível de contínuo aprendizado e de desafio”.


Os reitores das Universidades Soka (Japão e EUA) também enviaram mensagens louvando a iniciativa e desejando sorte ao empreendimento. Após a leitura de todas as mensagens, placas comemorativas foram descerradas, homenagens entregues e visitas monitoradas levaram os convidados a conhecer as dependências do prédio. A socióloga e educadora Lourdes Atié externou sua admiração quanto à beleza das instalações. “Há uma relação direta entre o aprendizado e o belo. Não é possível se ensinar valores verdadeiros em um lugar feio e sujo... Esta escola traduz tudo o que eu acredito ser importante ao correto aprendizado do ser humano integral!”, exclamou a educadora.


Embora o sonho brasileiro de uma verdadeira escola humanística tenha se iniciado efetivamente em 2001, a ideia vinha sendo acalentada há muito mais tempo. Em 1967 iniciou-se oficialmente o Sistema Educacional Soka, com a fundação da primeira escola.


Ensinos Fundamental I, II e Médio estarão sendo oferecidos no novo prédio, com grade curricular inovadora, bilingue e atividades já encaminhadas para à filiação, em curto prazo de tempo, para o International Baccalaureate (IB). Isso vai favorecer o ingresso do aluno Soka em universidades internacionais, bem como o trânsito dos alunos ao exterior durante período de formação. O IB é uma organização não governamental sediada em Genebra. Atualmente, o Colégio Soka do Brasil é uma escola “candidata” a oferecer o programa IB para Ensino Médio.


O presidente da mantenedora Instituto Educacional Soka do Brasil, Júlio China, esclareceu que “este edifício, desde os primeiros rabiscos, foi concebido para ser uma escola que privilegia a sustentabilidade, a segurança, o conforto e, sobretudo, um ambiente adequado ao exercício pleno da pedagogia”.


Excelência em Sustentabilidade – O projeto arquitetônico, o processo de construção e instalações foram auditados pela Fundação Vanzolini/USP, com foco em criar um ambiente pedagógico nos padrões mais modernos. Plena interação entre professor e alunos, inspiração vinda da Universidade Soka, de escolas finlandesas e americanas com foco no ensino humanista. No quesito economia (de água e energia) a Soka investiu pesado. O prédio possui um reservatório com capacidade para 55 mil litros de água de chuva. O elevador é autossustentável, necessitando de energia elétrica apenas nas primeiras viagens. Depois, passa a gerar energia própria e o excedente é compartilhado com o prédio. Todos os fatores considerados na auditoria renderam à Soka o selo AQUA-HQE de Excelência em Sustentabilidade. Trata-se de uma edificação cujo um processo pedagógico de sustentabilidade pode ser observado e compreendido na prática.


Estrutura física – Térreo: Recepção, atendimento, horta e refeitório; 1º andar: salas de aula, estúdio para música e dança, sala de leitura e quadra; 2º andar: salas de aula, laboratório, sala de arte; 3º andar: salas de aula, laboratório, sala dos professores, sala de leitura e setor administrativo; 4º andar: Quadra poliesportiva e vestiário. Iluminação inteligente nas salas de aula. Laboratórios projetados com o que há de mais moderno. Refeitório é multiuso: para almoço e depois se transforma num miniauditório.


Diferencial importante é a inclusão do Ensino Médio Internacional que acabou por fortalecer todo o Ensino Fundamental. Como exemplo disso, o Ensino Fundamental 2 terá uma nova abordagem da língua portuguesa, da matemática e do inglês, três pilares do ensino internacional, permitindo que os alunos, se preparem adequadamente para acompanhar, o Ensino Médio Internacional sem maiores percalços. Além disso, será oferecido ainda um currículo moderno e adequado para os jovens da era digital, incluindo disciplinas como Tecnologia, Design de Games, Empreendedorismo e Liderança, Trabalho em Equipe, e línguas estrangeiras que inclui a opção pelo japonês e espanhol, com enfoque no desenvolvimento das habilidades cognitivas e sócio emocionais. No Brasil são apenas 24 escolas com essa mesma certificação internacional a que o Colégio Soka se candidata.


E, ainda no Ensino Médio Internacional, além do currículo estabelecido pelo MEC, serão ministradas seis matérias totalmente em inglês, tais como: Política Global, Gestão de Negócios, Sistemas Ambientais e Sociedades, Teoria do Conhecimento, Matemática, e Proficiência Internacional da Língua e Literatura Portuguesa. Todos estes conteúdos têm foco na formação do cidadão global.



Serviço:


Colégio Soka do Brasil
Avenida Cursino, 362 Saúde – SP CEP: 04132-000
Fones: (11) 5060-3300 / 5060-3320 / 5060-3321
sokafundamental@colegiosoka.org.br

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI