11 de February de 2021

Ciência: substantivo feminino!

Um dia para celebrar a presença de mulheres e meninas na Ciência

“Mesmo que pensemos que determinada ação individual seja muito pequena, imagine se ela for repetida milhões de vezes. Isso fará a diferença” Dra. Wangari Maathai

O empoderamento feminino não pode ser uma agenda opcional: é uma prioridade urgente

Represa Guarapiranga: ocupação humana no limite

A cientista Cíntia Okamura

Honra e dignidade. Qualidades fundamentais para um bom profissional de qualquer área. A despeito dos negacionistas em um mundo cada dia mais dividido em meio à maior pandemia que a humanidade já enfrentou, é a Ciência que traz alguma luz para o restabelecimento de um novo mundo e uma nova mentalidade inevitável. Embora o contingente feminino de cientistas ainda esteja em torno de 28% dentre todos os pesquisadores do mundo, 11 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência instituído pela ONU como forma de reconhecer e disseminar as iniciativas femininas dentro do universo científico.


Aos céticos que desdenhariam desses 28% é preciso lembrar que a presença maciça das mulheres no universo científico é bastante recente e vem crescendo, tanto em quantidade como em relevância de temas pesquisados. Só para citar um exemplo bem recente: o sequenciamento genético do novo coronavírus foi realizado em tempo recorde por duas cientistas brasileiras Jaqueline de Jesus e Ester Sabino.


Na BSGI destacamos o nome de Cintia Okamura, durante muitos anos a coordenadora do Departamento de Cientistas e hoje atua na vice liderança de toda a Coordenadoria Cultural. Recentemente seu projeto Gestão Integrada e Participativa na área de proteção e recuperação da Bacia Hidrográfica do Reservatório Guarapiranga (APRM- GP) coordenado pela CETESB e com a participação de diversos órgãos integrantes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e de secretarias municipais da Prefeitura de São Paulo, com o apoio da FAPESP, e com a participação da população local, situa-se entre os 20 selecionados para apresentação no “Laboratório Cidadão” da Prefeitura de Madri/Espanha.


Sobre o projeto


A partir da observação de campo e reflexões sobre a complexa e conflituosa questão do direito à moradia e direito à qualidade ambiental (principalmente da água) na região da represa Guarapiranga, surgiu a proposta de inovação institucional, com a implementação de uma gestão integrada e participativa em duas áreas-piloto em Parelheiros. A iniciativa conta com o envolvimento de diversas esferas públicas, estadual e municipal, de empresas locais e demais grupos locais organizados da sociedade civil. Em um contexto mais amplo, o projeto objetiva o estabelecimento de metodologias e instrumentos para implementação de políticas públicas relacionadas ao meio antrópico, pela CETESB.


“Na Bacia do Guarapiranga, a multiplicação de ocupações irregulares tem causado uma importante degradação ambiental, ameaçando a qualidade das águas que abastecem aproximadamente 20% da RMSP”, explica a pesquisadora. Segundo ela, para avançar em direção à “resolução” dessa problemática, o projeto se propõe a trabalhar com diversas frentes de ação como o “Fórum das Instituições”, “Fórum dos Moradores”, ações de conservação, ações de saneamento, regularização fundiária sustentável e participativa, ação de requalificação urbana e ambiental, plataforma de tecnologia social, desenvolvimento local, ações de arte, cultura e educação ambiental, estudo microbiológico, comunicação, entre outros.


Empoderamento e igualdade de gênero


Como na epígrafe que inicia este texto, pequenas ações aparentemente sem destaque, somadas e multiplicadas, podem se tornar gigantes! Iniciativas como a de Cíntia são a “cara” das mulheres da BSGI, tanto as que se dedicam à Ciência, como as que se empenham diariamente nas ações organizacionais relacionadas à propagação dos ideais da SGI. Como bem colocou o presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, em sua proposta de paz de 2018, Rumo à era dos direitos humanos: construindo um movimento popular: “A igualdade de gênero e o empoderamento não devemiderados apenas um dos dezessete ODS, mas, em vez disso, devem ser reconhecidos como a chave para acelerar o progresso rumo à realização de todo o espectro de metas (...) O empod ser conseramento feminino não pode ser uma agenda opcional: é uma prioridade urgente para muitas pessoas em situações graves.”. E enfatiza uma das premissas mais valiosas da SGI: “A nossa organização se compromete a continuar na luta para criar uma base de solidariedade popular com a qual se superem os desafios que a humanidade enfrenta, fundamentados nos esforços para proteger a vida e a dignidade de cada indivíduo”.


Foto da represa Guarapiranga: Fapesp

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI