23 de April de 2019

BSGI e Universidades do Nordeste se reúnem em Sergipe

O encontro buscou estreitar laços e estabelecer futura parceria

O encontro reuniu reitores das universidades federais do nordesta brasileiro

Tecnologias sociais que possibilitem mudanças efetivas na qualidade de vida das populações. Com isso em mente, reitores e reitoras das Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste – IFES-NE – reuniram-se com o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, para discutir projetos em comum. O encontro se deu nas dependências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no início de março.


As ações da BSGI para fomentar novos olhares e saberes junto ao seu público com o objetivo de empoderá-lo para que se desenvolvam como cidadãos plenos e cônscios de seus direitos e deveres, bem como o Sistema Educacional Soka representado pelas escolas desde o ensino Infantil até as Universidades do Japão e dos EUA, foram os pontos de maior interesse ao longo das discussões que se seguiram.


Para o atual presidente da Regional Nordeste da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, o reitor da UFS Angelo Antoniolli, o encontro trouxe à tona um tema que é de extrema relevância para todas as universidades: as tecnologias sociais. "O que estamos fazendo é, por meio das Universidades Soka, Japão e EUA, buscar uma integração entre as universidades federais da rede nordestina, que representam hoje 18. Isso certamente fará com que estejamos juntos nessa construção do ensino superior público federal no Nordeste e, de certa forma, compartilhando os saberes, as experiências", ressaltou.


Educação humanística é outro tema de grande relevância para o grupo de reitores. O prof. dr. Silvio Luiz de Oliveira, reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB –, salientou que “é muito em função da dimensão que ela [a Soka Gakkai] tem na área da educação, a compreensão sobre qual o papel da educação humanística no mundo atual”. Para ele, a reunião é um chamado para parceria em rede das universidades do Nordeste com a entidade mundial SGI.


Assim sendo, ao final da reunião, todos os representantes das universidades presentes assinaram um protocolo de intenções, apontando e dizendo para a SGI sua disposição para a implementação dessa parceria. “É uma oportunidade de as universidades do Nordeste conhecerem o trabalho, a filosofia dessa associação, e assim poder avançar em relação à educação do país”, diz reitor da UFRB.


Já para a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, “o benefício da parceria é a difusão, por meio de ações concretas, da paz e da educação”. Ela ressaltou que a Soka Gakkai faz a propagação de alguns valores imprescindíveis. “Eu sou uma defensora de se fazer um convênio com essa associação, para que a gente possa, no conjunto das 18 universidades federais e por oportunidade da rede Nordeste, fazer a diferença viabilizando melhores condições para o nosso povo, como lições de cidadania, ética, cultura, paz e educação”, conta.


O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, também foi o responsável pela intermediação, ouvindo todos os pareceres e ponderando com os presentes. Enfatizou ainda que esse acordo é o princípio de um grande trabalho em prol do desenvolvimento do cidadão nordestino. “A base de todo o nosso movimento é a criação de valores humanos fundamentados na formação humanística. Então o que nós nos propomos a contribuir é o compartilhamento dessa filosofia, desse pensamento, desse ideal. Porque acreditamos que o ponto básico da transformação de uma sociedade parte do individual para o todo”, finalizou o presidente.


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI