08 de April de 2014

A Terra, nosso lar...

Cristina Moreno, coordenadora da Carta da Terra no Brasil

“Cada um compartilha da responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza.” (Fragmento da Carta da Terra)


Olhar ao redor e enxergar as intrincadas conexões entre cada ser e a sua influência no ambiente que os cerca. A busca pela visão sistêmica da vida levou-a ao curso de Engenharia Química. “Foi o meu embarque rumo ao conceito de sustentabilidade”, conta a mineira Cristina Moreno, coordenadora no Brasil da Iniciativa Carta da Terra Internacional1. Sua trajetória profissional veio sendo construída nessa direção há décadas. Há muitos anos, a BSGI e o movimento que representa vivenciam uma profícua parceria cujo objetivo é a disseminação dos ideais expressos na Carta, por meio, principalmente, da exposição-documentário Sementes da Mudança – a Carta da Terra e o Potencial Humano.


Ela conta que na época de sua graduação havia dois caminhos para as mulheres engenheiras: o magistério ou o laboratório de pesquisas. “Eu queria ir para o campo, entrar nas empresas e por a mão na massa”, ressalta. Por isso foi para o mercado. “É preciso experimentar, ver na prática, ou não se consegue ter uma visão geral das interações químicas”, explica.


Depois da graduação, foi para a pós em Engenharia Térmica e Engenharia Econômica. No setor de papel de celulose atuou em diversas plantas, sempre com os olhos na sustentabilidade. Este setor da indústria já chegou a ser um dos maiores poluidores. Cristina foi uma agente do bem que ajudou a modificar este quadro. “Chegamos a montar uma rede de percepção de odor em uma comunidade da Bahia, onde as mulheres voluntárias eram treinadas periodicamente para alertar a planta”, conta entusiasmada.


Engendrando-se ainda mais no conceito de sustentabilidade e inspirada pela visão sistêmica de sua formação acadêmica, Cristina foi conscientizando as empresas sobre os impactos de sua atuação.


Mas foi só em 2006 que tomou contato com a Iniciativa Carta da Terra. Recebeu um convite para participar de uma reunião em São Paulo e encantou-se.
“A Carta da Terra é minha grande inspiração, pois é o principal documento sobre a questão da Sustentabilidade, com uma visão profunda e abrangente das necessidades da nossa casa, o planeta Terra”, ressalta.


Decidiu aposentar-se e voltar-se quase que exclusivamente para a Iniciativa Carta da Terra e hoje é a coordenadora do movimento no Brasil. A busca de um mundo mais justo, harmonioso e sustentável passa pelos mais diferentes caminhos, desde palestras em escolas até oficinas para comunidades, passando pela disseminação boca-a-boca. “E este é o meio mais efetivo de divulgação”, enfatiza. Cada pessoa que se encanta com a Carta, passa a sua mensagem para outra e esta também decide compartilhar e é assim que a mensagem vai se propagando. “É um trabalho de ‘fomiguinha’ que vai passando a semente de um para o outro”, diz.


Como na Universidade de São Paulo (USP), tudo começou na Faculdade de Economia e Administração (FEA) que em 2013, assinou a Carta. Neste mês de abril o Hospital Universitário (leia matéria em: http://www.bsgi.org.br/noticia/a-terra-e-nossa-mae-20140408/) também tornou-se signatário e já expressaram interesse o Instituto de Oceanografia e da Escola Politécnica. “Tudo fruto da rede de contatos pessoais!”, exulta Cristina.


Desde 2000, quando a Carta foi concluída e oficialmente lançada ela é um documento e um movimento. Movimento são as ações realizadas para que o documento não seja esquecido. A carta retrata a vontade do planeta por um mundo melhor. “O pilar central é o de respeitar e cuidar da comunidade da vida, onde realmente está todo o conceito do amor, além de estar imbuída a gratidão pela Mãe Terra”, explica.


Após 14 anos de vida apenas, já são mais de 4,5 mil entidades participantes e outras dezenas de milhares de ações, tanto individuais como coletivas. “Assim como a BSGI que vem promovendo a exposição Sementes da Mudança, outras organizações e pessoas vêm realizando eventos marcantes, muitos até singelos, mas que demonstram a força da mensagem expressa na Carta”, enumera a coordenadora.


Por não possuir uma estrutura formal, a mobilização tem que contar com a conscientização das pessoas que, motivadas pelos princípios, engajam-se em ações e tornam o documento mais do que palavras expressas em um papel.


“A Carta da Terra nos convida a perceber duas coisas importantes. A primeira é que a gente está procurando um universo sustentável. Ele só será possível se tivermos países sustentáveis, organizações sustentáveis e famílias sustentáveis. Por isso, é importante que todos façam a sua parte”, finaliza Cristina.


1. A Carta da Terra (http://www.cartadaterrabrasil.org/)é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI