08 de April de 2014

A Terra é nossa mãe!

A dra.Kazuko do HUSP e a coordenadora da Carta da Terra no Brasil, Cristina Moreno (de preto, à dir.)

“Uma coisa sabemos: a terra não pertence ao homem, é o homem que pertence à terra. Disto temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. Tudo o que acontece à terra acontece aos filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a teia da vida, ele não passa de um fio da teia. Tudo que ele fizer à trama, a si próprio fará. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da Terra” (Fragmento da Carta do chefe sioux, Seatle, ao presidente dos EUA, Franklin Pierce, em 1854)


Buscar um modo de vida que não custe o sacrifício de outrem. Este é o principal desafio dos povos da Terra neste século XXI. Com o objetivo de incorporar toda a sua organização aos princípios da Carta da Terra, foi inaugurada no último dia 31 de março no Hospital da Universidade de São Paulo (HUSP), a mostra-documentário Sementes da Mudança – a Carta da Terra e o Potencial Humano, que ficará aberta à visitação gratuita até o dia 30 de abril.


Na ocasião a representante da direção do HUSP, dra. Kazuko Hishikawa Graziano, firmou a Carta, tornando o Hospital um dos mais de 4,5 mil signatários a comprometer-se a honrar seus princípios em favor de um mundo mais sustentável e pacífico.


A enfermeira Dulce Regina Batista Carmos, responsável pelo setor de hotelaria da instituição, ressaltou que toda a comunidade que compõem o hospital será convidada a engajar-se na mudança de comportamento. Para tanto, paralelamente à exibição pública da exposição, uma intensa programação foi elaborada voltada exclusivamente ao público interno do HUSP. “Às segundas, teremos palestras; às quartas filmes, e nas sextas, lazer e recreação, tudo voltado à conscientização”, explicou Dulce.


Além da exposição Sementes da Mudança, a BSGI contribuirá com eventos nesta programação, com as palestras: da profa. dra. Cíntia Okamura, sobre o tema da exposição; dos estudantes da BSGI/USP com tema Cultura de Paz, e da advogada Karoline Nazello sobre o Papel da Mulher no Mundo Contemporâneo; os filmes: Revolução Silenciosa e Um outro modo de ver as coisas; e as oficinas de origami.


“Artigo 11, do poema Estatutos do Homem, de Thiago de Mello: ‘Fica decretado por definição que o homem é o animal que ama, e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã’; ama porque é belo. A Carta da Terra consiste em um resgate de nossa essência, ao nosso espírito de solidariedade, de colaboração, de celebração do belo; respeito e cuidado a toda a comunidade da vida!”, enfatizou a coordenadora da Iniciativa Carta da Terra no Brasil, Cristina Moreno. Segundo ela, o HUSP é a segunda instituição da USP a assinar o compromisso com a Carta e seu significado transcende o simples ato.


A mostra


A exposição Sementes da Mudança: a Carta da Terra e o Potencial Humano foi criada pela Soka Gakkai Internacional (SGI) e pela Iniciativa da Carta da Terra. No Brasil já são 39 montagens e cerca de 140 mil espectadores. Escolas, museus, galerias, espaços culturais tem sido palco para o despertar da consciência por parte de estudantes, professores, profissionais de todas as áreas que, encantados pelas possibilidades apresentadas, dispõem-se a refletir e mudar suas atitudes e comportamentos em prol de um planeta mais equilibrado e harmonioso.
Organizada em torno dos 4 princípios gerais defendidos na CARTA DA TERRA (elaborada pela Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987):



  1. Respeito e cuidado com a comunidade da vida; 

  2. integridade ecológica; 

  3. justiça social e econômica; 

  4. democracia, não-violência e paz.


Serviço


Sementes da Mudança: a Carta da Terra e o Potencial Humano Local: Hospital da USP - Avenida Professor Lineu Prestes, 2565 – Cidade Universitária – São Paulo/SP
Período: 31 de março a 25 de abril de 2014
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h – ENTRADA FRANCA


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI