12 de May de 2014

A Soka Gakkai e o espírito de fundação

Há mais de sete décadas segue transformando vidas e construindo grandes seres humanos

Membros da SGI: engajamento e determinação em prol da paz

Sentados em uma mesa de madeira, os dois homens bem pouco ou nada se preocupavam com o desalinho do local e a falta de conforto. Seus semblantes apenas refletiam o ardente desejo por um ideal. Tal chama brilhava e irradiava pela penumbra da pequena sala. Havia dias os dois vinham discutindo todos os aspectos do grupo que decidiram fundar. Não seria apenas mais um mero grupo de educadores, seria o embrião de uma sociedade nacional. Eles acreditavam ardentemente em sua proposta e estavam dispostos a doar suas vidas para a concretização deste objetivo. Foi assim que, após muitas noites como a descrita acima, foi fundada a Soka Gakkai, ou Sociedade para a Criação de Valores. A data de 3 de maio representa o dia em que o ideal foi reafirmado e passado para a geração seguinte.


O espírito de fundação que norteou os dois homens – Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda – segue até hoje nos bastidores dos grandes eventos da história, anônima mas incansavelmente, realizando grandes ações e transformando vidas! Milhões de pessoas que, sem buscar glória ou sucesso pessoal, enfrentam suas dificuldades e limitações e, mesmo assim, encontram tempo para dedicarem-se para a nobre causa do humanismo.


Há 63 anos, em 1951, sete anos após o falecimento do primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda decidiu tomar as rédeas do destino nas mãos e encarou de frente o desafio de reconstruir a organização que havia se esfacelado durante a Segunda Guerra. O Japão era um país desolado. Fome e doença eram constantes e o sentimento de desânimo, geral. O grande líder Jossei Toda decidiu honrar o juramento feito ao mestre Makiguti e reconstruir as bases da sociedade para a criação de valores humanos.


A história da civilização há de registrar em seus anais dourados esta impressionante luta, pois poucos homens realizaram o que Toda fez em tão pouco tempo. Em somente escassos anos o incansável Toda não só reconstruiu a organização como tornou-a nacional. De um grupo com poucos milhares de famílias, saltou em 1958 para 750 mil. Como bom educador, Toda sabia que sua vida se esvaía e tratou de treinar um jovem discípulo para sucedê-lo: Daisaku Ikeda.


Quando da morte de Toda, em abril de 1958, todo o país comentava sobre o pretenso fim da Soka Gakkai, agora sem a liderança do grande educador. Porém, o discípulo não deixou-se abater e dois anos apenas depois, assumiu em 3 de maio de 1960 a terceira presidência da Soka Gakkai. E partiu rumo à missão de sua vida: disseminar o humanismo pelo mundo.


Este fato ressalta um dos principais alicerces da Soka Gakkai: o espírito de mestre e discípulo.


Hoje presente em mais de 192 países e territórios do mundo, a SGI – Soka Gakkai Internacional – é uma das mais importantes e bem sucedidas organizações civis do mundo. Todos os dias, mais de 12 milhões de indivíduos levantam-se resolutos para manter acesa a chama do ideal iniciado por aqueles dois homens – um mestre e seu discípulo – naquelas noites escuras, mas calorosas, aquecidas pelas chamas de um ideal que remonta a mais de sete séculos, quando o grande mestre Nitiren revelou ao mundo a essência de sua fantástica filosofia, capaz de transformar o destino de toda a Humanidade.


Mestres e discípulos de todas as etnias, culturas e lugares hoje são o alicerce da SGI e empenham-se arduamente – todos os

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI