09 de March de 2019

35 anos de Educação Humanística Soka no Brasil

A Coordenadoria Educacional da BSGI comemora aniversário com série de atividades

Núcleo de Arte-Educação apresentando-se no Fórum

Educadores da Ceduc durante a maratona do fim de semana

Uma das palestras do Fórum

Há 35 anos, era fundado o Departamento Educacional da BSGI, precursora da atual Coordenadoria Educacional (CEduc). Com o objetivo de oferecer um local para a prática da educação humanística com base no ideal Soka, o grupo veio se aprimorando e se firmando no meio educacional brasileiro como um grande celeiro de grandes ideias. No final de semana de 9 e 10 de fevereiro, o Centro Cultural da BSGI recebeu educadores Soka de todo o país para uma série de atividades.


O fundador do Sistema Educacional Soka, dr. Daisaku Ikeda enfatiza que  “a educação deve proporcionar às pessoas o entendimento – em suas mentes, em seus corações e com todo o seu ser – o valor insubstituível dos seres humanos e do mundo natural. Acredito que essa educação encarna a luta intemporal da civilização humana para criar um caminho infalível para a paz”.


Ao todo, 1.175 pessoas estiveram presentes durante todo o final de semana. Foi realizado o Fórum A Prática da Educação com base nos Valores de Sabedoria, Coragem e Compaixão. Foram abordadas as diretrizes da coordenadoria, os objetivos e o plano de ação para 2019 — concretização de 30 mil educadores humanistas Soka, que incluem a criação de uma rede de educadores humanistas para o desenvolvimento de seu respectivo potencial até 2030 e o estabelecimento de 3 mil educadores que comprovem ativamente os princípios da educação Soka ainda este ano. Além disso, foram apresentados a Rede de Educadores Soka e os valores de sabedoria, coragem e compaixão, base da CEduc.


 Um vídeo abriu o evento contando a trajetória da Coordenadoria Educacional. Ela tem como objetivo principal divulgar a educação Soka para educadores do Brasil e suas principais atua­ções: Ação Educativa Soka, oficinas culturais, a Academia Magia da Leitura etc. 


A educadora Josefa Dutra, de Santarém-PA, apresentou os importantes resultados da região que representa, destacando a reunião de 1.512 membros nos 16 pólos em todo o país, a apresentação do livro Educação Soka ao vice-reitor da UFPA e as menções sobre o dr. Daisaku Ikeda na palestra da professora de direito da Universidade da Amazônia e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Mara Roberta Cardoso.


Em uma apresentação memorável o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil ofereceu uma tocante apresentação com as músicas Sal da Terra e Aquarela do Brasil. Sal da Terra, em particular, emocionou a plateia especialmente no trecho “Terra! És o mais bonito dos planetas / ‘Tão te maltratando por dinheiro / Tu que és a nave nossa irmã, pois a tragédia de Brumadinho-MG continuava ecoando fundo nos corações de todos os presentes.


Encerrando as comemorações, Miguel Shiratori, presidente da BSGI, relembrou a importância da revolução humana e mencionou um trecho de uma orientação do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda: “À medida que o movimento de paz da Soka Gakkai avançar, criaremos pessoas capazes em todos os âmbitos da sociedade. Nosso papel é levá-la para todas as pessoas”. 


 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI