18 de November de 2020

18 de novembro – Celebração - #90Anos

Há 9 décadas começava uma história sem precedentes na história da humanidade!

A Soka Gakkai é a Sociedade para a Criação de Grandes Valores Humanos

O poeta da floresta, Thiago de Mello compôs esses versos para celebrar o raiar de um novo dia.


Faz escuro mas eu canto,
porque a manhã vai chegar.(...)
Já é madrugada,
vem o sol, quero alegria,
que é para esquecer o que eu sofria.(...)
Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria,
amanhã é um novo dia.


Metaforicamente, ele eternizou o espírito do indivíduo que não se deixa abalar e que busca, sempre, um novo amanhecer. Desde o seu início a Soka Gakkai é marcada também pelo sentimento de que o sol sempre nos brindará com seus raios benevolentes.


A filosofia do Budismo surgiu há mais de 2500 anos como um ensinamento para libertar as pessoas das amarras dos sofrimentos inevitáveis da vida. E a filosofia humanística do budismo Nichiren foi revelada somente no século XIII, no Japão. Desde então e até as primeiras décadas do século XX foi um Ensino restrito somente a algumas centenas de famílias. Foi então que em 1930, alguns professores liderados pelo brilhante educador Tsunesaburo Makiguchi e seu discípulo Josei Toda, fundaram a Soka Gakkai – Sociedade para a Criação de Valores Humanos.


Nove décadas se passaram desde então e a Soka Gakkai ganhou o mundo, tornou-se global e sempre fundamentada nos princípios humanísticos de respeito máximo à dignidade da vida, do Budismo Nichiren.


Os ideais Soka foram incorporados nas ações diárias de seus integrantes, num verdadeiro movimento em constante evolução, promovendo diálogos apaixonados pela paz; atividades educativas formais e informais; encontros, exposições, ações humanitárias; compartilhamento de experiências reais; prática individual diária para o aprimoramento pessoal que inclui o estudo do budismo como um dos pilares de sua atuação. Esses esforços estão profundamente enraizados na crença budista de que o modo de vida mais valioso é aquele comprometido com o alívio do sofrimento humano.


Tudo isso ocorre porque existem três características proeminentes dessa filosofia: a abordagem denominada de Humanismo Soka; a crença na importância do diálogo e respeito a cada vida humana e, por fim, um compromisso com a transformação pessoal como a força motriz da mudança social, conhecida como "revolução humana". Este último encontra expressão não apenas como um conjunto de ideias, mas como uma base para um enfrentamento ativo com a vida e as realidades sociais que o cercam, gerando uma onda que reverbera em seu entorno, transformando não só a si, mas a de todo o seu ambiente.


Este é o mundo da Soka Gakkai que celebra, na data de hoje, seus 90 anos de atividade ininterrupta pela consolidação de uma paz perene no planeta!

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI